terça-feira, 24 de março de 2009

Como identificar o "manipulador"

Fernanda Dannemann

Reconhecendo o(a) manipulador(a)

“A pessoa manipuladora é, antes de tudo, invisível”, diz a terapeuta comportamental e especialista em programação neurolingüística Isabelle Nazare-Aga. Segundo ela, só o tempo e a convivência permitem reconhecer o(a) típico(a) manipulador(a). Porém, com o hábito e a observação, torna-se possível identificá-lo(a) cada vez mais rapidamente.

A terapeuta concluiu em seu estudo que as características de manipuladores do sexo masculino e feminino são exatamente as mesmas. De acordo com as estatísticas, quase todo mundo já teve ou tem contato com, pelo menos, uma pessoa manipuladora durante a vida.

“Com algumas exceções, o(a) manipulador(a) não tem consciência de suas atitudes devastadoras. O egocentrismo dele(a) é tão forte que é incapaz de perceber o que os outros sentem”, diz Isabelle. “Aqueles que são conscientes e não querem mudar, beiram a perversidade”, completa.

De acordo com a psicóloga Aparecida Nogueira, no plano amoroso, a médio prazo, o tipo manipulador não consegue manter a harmonia. Discussões (em particular ou em público), clima ruim (que muitas vezes os amigos não percebem), separações, sofrimento, costumam marcar a vida de uma pessoa manipuladora.

Quando o relacionamento desse tipo acaba, geralmente, não fica nem amizade. Isso porque o(a) ex- parceiro(a) sente-se tão aliviado por ter se livrado da manipulação que é incapaz de ter bons sentimento por quem o(a) torturou.


Com quem você está lidando?

Uma das principais características do(a) manipulador(a) é só se interessar por si mesmo(a). Qualquer que seja o assunto, interrompe assim que possível para contar uma passagem que tenha acontecido com ele(a).

Se não dominar o tema da conversa, não dá atenção ao que está sendo dito e, em poucos minutos, desvia o assunto e procura uma forma de atrair os olhares para si.

Envolver-se emocionalmente com uma pessoa manipuladora é um grande risco para a auto-estima e para a própria liberdade. O parceiro manipulador, aos poucos, se coloca como líder do relacionamento, sufocando ao mesmo tempo em que se mostra cada vez menos amoroso, gentil e capaz de manter o respeito e o afeto que deram origem à relação.

A pessoa manipuladora se fortalece, essencialmente, enfraquecendo o ego de suas vítimas. Mas o exercício da manipulação é ainda pior na esfera amorosa, porque o(a) manipulador(a) atua exatamente como um(a) insaciável, sempre pronto(a) para minar a auto-confiança do(a) parceiro(a) e transformando-o(a) em mera muleta, na qual se apóia para viver.

Além de agressões verbais, críticas, atitudes de falsa surpresa diante de um erro, ele(a) também faz tudo para afastar o(a) parceiro(a) dos amigos e da família, de modo a criar um vazio em torno do(a) outro(a). Consegue enfraquecer a rede de amizades do(a) companheiro(a) e, principalmente, afastá-lo(a) de amigos anteriores à sua união.

Muitas vezes, não proíbe abertamente e, aparentemente, pode encorajar o(a) parceiro(a) a ter amigos. Mas só aparentemente. Quando isso acontece, o(a) manipulador dá um jeito de detonar a amizade e de se mostrar desagradável, fazendo com que o(a) parceiro(a) sinta-se cada vez menos à vontade e acabe se afastando de todos.


Comportamento comum dos manipuladores de ambos os sexos

...não faz promessas porque não gosta de se comprometer. Sua frase preferida é:“você não confia em mim?”

...não pede desculpas quando não cumpre o que diz ou falha nos compromissos feitos. Em vez disso, tem sempre excelentes pretextos para se explicar. Detesta ter que admitir que errou.

...não considera as necessidades da outra pessoa. Ao contrário, impõe a sua vontade com mais ou menos sutileza. Quando usa a máscara do altruísmo, fingindo preocupar-se com os outros, geralmente mostra-se ofendido(a) se alguém o(a) censura por sua desconsideração.

...é inflexível e só muda de opinião para concordar com alguém se tiver algum interesse nisso. O que, geralmente, só é descoberto meses depois.

...é capaz de se apropriar de idéias, desejos e opiniões alheias, colhendo para si o mérito que não lhe pertence.

...impõe a sua presença e adora se intrometer na vida particular das pessoas que lhe são próximas. Mas faz isso sempre com o pretexto de querer ajudar.

...não consegue deixar de dizer coisas que provocam mal-estar nas pessoas ao redor.

...muitas vezes, transmite a idéia de que se sacrifica por alguém ou por alguma causa, mas é puro marketing.

...usa a chantagem emocional para conseguir controlar os outros. Ou então faz com que as pessoas sintam-se diminuídas e acuadas, fragilizando-as.


Argumentos usados por ele(a), para afastar o(a) parceiro(a) de suas amizades:

“Não me admira que as pessoas não venham aqui em casa, você não mantém uma conversa interessante!”

“Não se pode dizer que seu grupo de colegas seja muito brilhante.

“Confesso que estou meio decepcionado. Pensava que você tivesse amigos melhores”

“Não se diria que eles são o que você diz, quando se ouve o que falam”

Como ele(a) consegue?

... atacando as pessoas, para que justifiquem sua opinião.

...desprestigiando-as em público..

... permanecendo em silêncio ou dando ares de desinteresse.

...mostrando-se impaciente, dando a impressão de que quer que as visitas se retirem o quanto antes.

...escapando da presença dos amigos indo, ostensivamente, fazer outra coisa em vez de compartilhar com eles.

192 comentários:

  1. eu sou um manipulador muito bom rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. e nois ooh mlk HSAUHSAUHAUS'

    ResponderExcluir
  3. o meu marido é um pouco assim ... totalmente que eu por vezes nao sei se chega a ser psicopata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E COM CERTEZA É UM PSCOPATA....O MEU PARCEIRO TAMBEM É E NAO QUER SE TRATAR
      COM CERTEZA É O MEU TB







      Excluir
  4. me identifiquei totalmente

    ResponderExcluir
  5. Isto é o meu marido, puro e duro, fogo....e é sempre a vítima, mesmo sendo ele que falte ao respeito, amua e tudo...estou simplesmente farta e tenho pena pelo meu filho que assiste a esta falsidade dia após dia, será que o meu filho algum dia vai distinguir a falsidade da verdade?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso se parece com o meu,vivi com um homem manipulador por 12 anos...ele conseguia o que queria de mim,eu não sabia mais quem eu era,não tinha vontade própria e só ele tinha razão...até que fiquei muito doente tomando remédio receita azul e pra pressão alta.Daí eu parei e pensei que eu podia gostar um pouco mais de mim.Um belo dia ele viajou quando retornou eu tinha ido embora pra nunca mais...Estou feliz hoje,e aprendi que pra coisas boas acontecerem na vida da gente temos que primeiro nos livrarmos das ruins...beijosss

      Excluir
    2. voce teve mais soorte que eu, eu tive a viver 11 anos e quando acordei consegui recuperar familia amigos e me consegui libertar dele, ele raptou as minhas filhas (8 e 10 anos) e a ja faz 3 semanas uma luta acharnada, a dor transformou se em forca. Ele claro vitima teve que abandonar a casa....... manipulou as minhas filhas e jogou com elas . E saber que eu vivi com alguem que consegue fazer isso roubar filhas a mae que sempre lutou por elas e a s preservou de tudo, desculpando o pai. Claro que continuo a espera dos meus anjinhos........
      mas quem tem razao sao os fora de lei, é mais facil fugir a lei, porque ha muitos buracos na justica e muitos padrinhos.

      Excluir
    3. Eu tenho um relacionamento com uma pessoa manipuladora...
      Estou fazendo a segunda faculdade, sou bacharel em Direito e estou cursando Psicologia. Já fiz 4 vezes o exame de ordem, o que é normal diante da dificuldade da prova, mas essa pessoa diz que embora eu tenha feito uma faculdade e esteja fazendo outra essa pessoa diz que não sou ninguém.
      Faz de tudo pra eu me afastar das pessoas que gosto e, hoje não tenho nenhuma amiga e a amiga casa não é frequentada por mais ninguém...

      Excluir
    4. Eu tenho um relacionamento com uma pessoa manipuladora...
      Estou fazendo a segunda faculdade, sou bacharel em Direito e estou cursando Psicologia. Já fiz 4 vezes o exame de ordem, o que é normal diante da dificuldade da prova, mas essa pessoa diz que embora eu tenha feito uma faculdade e esteja fazendo outra essa pessoa diz que não sou ninguém.
      Faz de tudo pra eu me afastar das pessoas que gosto e, hoje não tenho nenhuma amiga e a amiga casa não é frequentada por mais ninguém...

      Excluir
  6. Como lidar com uma pessoa assim???
    Preciso saber URGENTEEEEEEEE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem gostaria de saber...

      Excluir
    2. A questão do maipulador é assim: Ou você o abandona ou tenta mudá-lo. Bem, confesso que ambas alternativas são difíceis. Primeiro porque que mantém uma reção com um manipulador de uma certa forma "gosta" de ser manipulado e em geral tornam-se dependente psicologicamente do manipulador. E segundo, no caso de tentar mudar, é importante saber que você nunca, nunca irá mudar um manipulador sendo sincero, precionando, demonstrando que estás sofrendo com as atitudes dele e coisa e tal. O bom remédio para o manipulador é "ser manipulado".
      Entendeste? Você só consegue mudar um manipulador quando VOCÊ também se torna um deles.
      Sim, é complicado assim mesmo!

      Excluir
    3. Muito bom Samanta, gostei! Sincera, inteligente e realista!

      Excluir
    4. COMO ASSIM MANIPULAR UM MANIPULADOR???

      Excluir
    5. eu sou um manipulador e tenho consiencia do sofrimento que causo faço por pura diversão

      Excluir
    6. Vc eh um imbecil isso sim!

      Excluir
  7. nossa...sou eu! auhhuauhahua

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. eu hoje sofro de trastorno bordelaine e ja sofri muito eu agora consigo ver que nasci numa familia manipuladora a começar por minha mãe meus tios qd eu era pequena ja me excluiam e era chamada de preguiçosa antipatica os vizinhos todos q minha mãe tinha bom relacionamento fora ela fazia as pessoas terem esta imagem de mim e o tempo foi seguindo meu pai era muito apegado a mim mas um dia minha mae e minha filha me disseram que ele falava mal de mim e eu o tratava bem fiquei muito confusa pois na minha frente ele agia com amor hoje restou uma manipuladora expert minha filha é ambiciosa e para não perder o que tem ou quer ela faz intrigas e sai de vitima e ainda coloca todos contra mim ela nao pode ser contrariada eu vou confessar uma pessoa manipuladora é um inimigo acreditem só que mascarado e a pessoa que ele mais ira prejudicar é quem pode atrapalhar seus planos no futuro eu preciso aprender este jogo pois sou tao inteligente e tão ingenua com quem sae conhece o meu fraco e o que eu faço?

      Excluir
    2. Cuidado, se for psicopata não tem cura.
      Vc precisa se proteger!

      Psicopata não é só assassino em série, é, por definição uma pessoa totalmente INCAPAZ de sentir culpa, remorso, empatia.

      Vídeo explicando o que é psicopatia, pela Dra. Ana Beatriz Barbosa:

      https://www.youtube.com/watch?v=Sv98xU9QxYw&feature=c4-overview-vl&list=PLE15FD434A59744A5

      https://www.youtube.com/watch?v=58fdT4aiF_8&list=PLE15FD434A59744A5

      Se cuida!

      Excluir
  9. Tenho lidado com pessoas assim e em especial uma dos sexo masculino.
    É horrível.
    Aconselho a toda a gente, mesmo que se apaixone a não se deixar ludibriar por uma pessoa horrorosa como esta(s).
    Muito cuidado, pois ficamos destruidos para sempre e jamais acreditamos em alguém.
    O sofrimento é de tal ordem, que é impossível explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua revolta, mas é importante saber que nem todo manipular tem a "intenção" de fazer o mal. A maioria nem percebe que está maltratando a outra pessoa.

      Excluir
    2. Poxa Samanta, como não perceber? Axo q ai é q está o verdadeiro manipulador. Convivo com alguem que mesmo me vendo em lagrimas, chorando, pedindo pra parar de falar coisas horriveis ele só fala: "Nem adianta chorar pq isso não vai me comover, pode chorar!"

      Excluir
    3. vai chegar um dia que voce diz basta, como eu tive uma pequena depressao , sigo uma psicoterapeuta, porque a culpa de tudo era minha o ke ele diz o manipulador, e ai quando a Psi perguntou voce gosta dele ou gosta de sofrer , uma lagrima caiu e eu comecei a pensar por mim e tomei coragem de continuar, independente dos filhos. Porque sim tambem contam muito, mas nao o sofrimento , que passamos kom uma pessoa que no fim é ele a vitima.

      Excluir
    4. sou o guga e tambem quero-lhes dizerem :bom o que podemos dizer é que os manipuladores sabem mesmo como manipular ! somos assim temos razão e pronto se vcs não tem razão o azar é de vcs!

      Excluir
  10. O pai do meu filho é muito manipulador,vive a mentira!!!acaba quase por ser um psicopata e estraga a vida das pessoas só pensando na sua!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principal característica do manipulador é o EGOCENTRISMO.

      Excluir
    2. alguem conhece o livro as 30 caracteristicas de um manipulador? Os manipuladores estao entre nos. parece ke temos que ler para sabermos com quem lidamos.

      Excluir
  11. As psicopatias podem ser dos dois (casal)...um gosta de ser manipulado e o outro de ser o manipulador.Uma mulher manipulada ela é MADA...e um manipulador muitas vezes é inseguro sexualmente...as mulheres eu digo;terapia para aprender a reconhecer e evitar se fragelar...qd o amor rima com dor algo está muito errado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, amor nem sempre tem que rima com dor. Pelo menos a dor não pode ser a essência do relacionamento.

      Excluir
  12. Olá, fui convidada para trabalhar com uma pessoa, aceitei, pois sempre conversava com ela, tinha percebido um pouco o seu egoísmo, mas nunca imaginei que fosse tanto, depois de uma semana, percebi realmente o seu comportamento. Foram muitos atritos, até a temperatura da sala, ela queria manipular, sempre encontra um culpado quando as coisas não dão certo, fala dos colegas, é totalmente infeliz, frustrada, mal-humorada.
    Agora, adotei uma tática até resolver meu destino profissional, falo apenas assuntos de trabalho com ela, o que produzo e quando tem que partilhar com ela aviso o que foi feito, mas a recíproca não é a mesma, ela lança dados e não me comunica.

    ResponderExcluir
  13. Sei bem o que é uma pessoa manipuladora. Ela destroi as outras aos poucos e com um certo prazer de ter conseguido. A pessoa para sobreviver a um manipulador tem que estar muito bem preparado psicologicamente, caso contrário será reduzido ao nada. Esta matéria é muito séria e esta bem escrita. Parabéns.
    AT. Será que com tratamento a pessoa pode deixar de ser manipuladora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez,mas vocês entram aqui e descrevem a vida dos outros como se fossem completos demónios esquecendo-se que na maioria das vezes isto só acontece com traumas e a melhor forma de se libertarem e assim vocês ao falarem também não se importam com os nossos sentimentos não escutam uma explicação e só querem julgar passar por vitimas será que as verdadeiras vitimas não somos nos..................................................................hahahahahaahaha mas uma vez eu quis ver se não perdi o jeito de manipular as pessoas hahahhaha

      Excluir
    2. Amigo, acho interessante quando as pesoas usam o termo "tratamento" para o manipulador, bem como o termo "cura". Seria a manipulação uma doença? Claro que não! As pessoas não entende que determinada pessoa pode ser manipuladora com esta, e não com aquela. O manipulador em geral é guia-se pelo critério da oportunidade. A quem der confiança a ele, é que será manipulado. Num relacionamento com uma pessoa com tendencia a manipular, é importante que, desde o início do relacionamente a pessoa não ceda as manipulações, que começam tão leves, de uma meneira tão sutil que acabam passando despercebidas.
      Mas saiba, o "tratamento" mas eficaz para o manipulador é tornar-se manipulado.

      Excluir
    3. na vida você manipula ou é manipulado, a escolha é sua!

      Excluir
    4. Seria certo responder a tentativa de manipulação dessas pessoas sendo impessoal, sendo um pouco mais frio e não entrando na discussão como ela bem quer ?

      Excluir
    5. querem saber vcs são um bando de malucos de merda isso sim! aonde já si vil manipulador! ou manipuladores ... querem saber da verdade vcs não passam de doentes mentais fracassados que fica,criticando isso criticando aquilo.. já tó cheios de vcs por que vcs não vão dormim enh! é o melhor que vcs fazem ,em vez de ficarem acordado e criticando os outros pelo modo de quelas vevem!´vão ver se eu tó lá na esquina comendo a tua prima!

      Excluir
    6. bom parece que todos vcs estão com a sidrome da loucura de de merda...que geralmente essa doença afeta o cerebro das pessoas e depois que esssa doença se propaga e avança causas trasntornos mentais e fazem com que as pessoas fiquem loucas de merda e tambem a pensares que existem manipuladores no mundo!quando as pessoas passam a pensar que existem manipuladores elas começam a comer merda comer cõcõ e estrumes de moradores de rua... e depois fazem elas pensarem que estam sendo manipuladas e tambem que estão sorendo por um manipulador quena verdade não existe o que ´só existe é a pessoa que estacom a sidrme do quero da cú`` agora e já`` ...vcs sabem que isso é a verdade epor isso ficam inventando que existem manipuladores

      Excluir
  14. Acredito que a pessoa manipuladora, nao efetivamente pode mudar através de um tratamento. Primeiro que não acredito que a manipulação equipare-se a uma doença ou psicopatologia, realmente não vejo por esse lado. Ser manipulador é inerente a determinada personalidade. Imagine, fazer um tratamento para modificar sua personalidade. Me pareceria um tanto estranho. No entanto, admito que uma pessoa manipuladora oferece risco a estrutura psicologica de seu companheiro, isso sem sombra de dúvida. Só que o mais interessante de tudo, é que para cada manipulador, existe uma pessoa para ser manipulada. E o pior de tudo, há quem goste. Creio que nestes casos, a propria pessoa que se sente esmagada pelo manipulador é que tem o livre arbítrio de conviver ou não com seu companheiro sufocante. Pois mudá-lo mesmo, consiste em uma tentativa demasiado desgastante e com probabilidade mínima de eficácia.

    ResponderExcluir
  15. É Dificil notar uma pessoa assim, as vezes estão bem perto de nós, na convivencia do dia dia e quando descobrimos a gente fica tão impressionado, magoado com a atitude da pessoa que até se afasta.

    ResponderExcluir
  16. Durante 27 anos tive um casamento muito conturbado. Meu marido sempre disse estar infeliz ao meu lado, mas não sabia explicar o porquê, saiu de casa duas vezes e retornou sem muita explicação, já que eu o amava (facilitava o retorno) e não perguntava o que aconteceu para sua volta, eu simplesmente o aceitava. No começo a relação ficava tranqüila, mas logo ia voltando a mesma problemática. Isto ocorreu nas duas vezes que foi embora. Recentemente -ano 2008- ele se dizia convicto de que queria ser feliz e iria embora a busca da felicidade perdida, conversei várias vezes tentando remover esta idéia e mostrando o quanto tínhamos de afinidades e que poderíamos resolver minhas e suas dificuldades...e se houvesse um pouco de sabedoria podíamos reverter a situação ( se fosse vontade dele é claro) Ele não queria conversa, passou a me tratar com desprezo ,ironia e desdém. Era infiel. Descobri que tinha uma amante a mais ou menos 15 anos. Para resumir o assunto, no dia 02/02/09 lhe contei que sabia da traição “oficializada no passeio com amigos 9 um determinado local) que freqüentávamos a anos” ele foi visto com a amante neste local, um passeio que fazíamos com amigos comuns e isso me deixara envergonhada. Resposta dele:- estou... e andando para todos. Eu então pedi a ele que se retirasse de nossa casa. Desde então tem mandado e-mail se dizendo mais infeliz do que antes e tem sofrido com tudo que fez e que seu coração dói quando pensa na situação e bla; bla; e bla; bla... O QUE PENSAR DESTE COMPORTAMENTO: - MANIPULADOR? CONFUSO EMOCIONALMENTE?

    Ajude-me a entender... Para eu não ser vitima de mim mesmo...





    Agora ( set/2010) se diz enamorado. Mas continua com comportamentos... distante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que com o tempo todo mundo começa a ficar meio louco. Geralmente as pessoas colocam a culpa no parceiro para não carregar a própria culpa da traição, então acabam desprezando e humilhando a pessoa que diz amar. Principalmente os homens são assim, descontam suas frustrações nas mulheres que se impõem e não são submissas, mas que ao mesmo tempo continuam do lado deste por lealdade e por acreditar no casamento.

      Excluir
  17. Olha, eu não sou psicóloga, apenas posso dizer, que seu marido não ama ninguém,ele está mal com ele mesmo.

    Vc, está vivendo á merce, do temperamento dele,sendo esposa, sendo a rejeitada, sendo a que aceita de volta.

    Agora, já parou pra se perguntar, porque vc se sujeita á isso? Vc pode ama-lo muito, mas deveria amar a si mesmo.

    Nós temos a infelicidade, de jogarmos as nossas vidas e destinos nas mãos dos outros, esquecendo do nosso valor como ser humano.

    Vc está se esquecendo, que a coisa mais importante deste mundo, é vc mesma.

    Criada a imagem e semelhança de Deus, perfeita, pra ser feliz, e alcançar a sua vida, ao lado de quem possa ama-la incondicionalmente, sem titubear, aqui ou ali.

    Vc precisa parar de olhar o sofrimento, e as indecisões do seu marido, e olhar pra vc, só pra vc.

    Quando vc decidir amar a si mesma, seu marido vai tomar uma posição., e ainda que ele não tome, vc estará mais feliz, pois correu atrás de si mesma, abraço e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  18. Apresento o meu testemunho de sobrevivência a uma mãe manipuladora. Ainda hoje o é e este traço de personalidade vai persistir para sempre, mas hoje em dia, tenho o estofo para me defender desvalorizando todo o comportamento de vitimização que tem por objectivo único chamar a atenção e torná-la o centro da minha vida.

    Corro contudo o risco de parecer demasiado fria e insensível perante os outros, mas só eu sei os prejuízos, causados pela convivência prolongada durante a infância e adolescência com alguém de quem se esperava protecção, carinho e amor.
    Foi de facto um alívio para mim, quando comprei a minha própria casa e passei a respirar fundo longe das suas interferências pseudo bem-intencionadas que muitos danos provocaram em termos da minha construção emocional.

    ResponderExcluir
  19. ASHUAHSUASHAUSUA essa sou euu!

    ResponderExcluir
  20. nossa muito interessante enho um relacionamento com um manipulador e nao sabia

    ResponderExcluir
  21. Pq tudo o que estar escreto tem a ver comigo?

    ResponderExcluir
  22. Eu vivi...hoje sobrevivo...à espera de ajuda psicológica...deixei que me reduzisse a nada...deixei que me levasse a sentir culpada...deixei que me subestimasse...estou ainda presa ao sofrimento mas não a quem me fez sofrer...

    ResponderExcluir
  23. O que esta escrito é igual a mim, o exceto por 2 características:
    Eu nunca digo “você não confia em mim?”
    Eu gosto dos amigo de minha esposa.

    Eu sou um manipulador ??????

    Por favor respondam.

    ResponderExcluir
  24. Ah ta acabei de descobrir que eu sou um tremendo manipulador rsrsrsrs!!

    ResponderExcluir
  25. Estou há três anos, a sentir-me cada vez com menos força para poder lutar com uma rapariga, que se fez amiga da minha filha para poder atingir os objectivos dela... Ela transmite uma imagem, de amizade de ternura, conta histórias diabólicas de actos que cometeu, para que tenham piedade dela, e depois de supostamente comentados consegue ir destruindo os afectos conjugais que esta queria destruir. Vai mostrando com as pessoas com quem vive que é sofredora e incapacitada, devido a um acidente que sofreu com a minha filha, há dois anos separou-me por ciúmes do meu companheiro que hoje é sogro dela por mentiras que contava á minha filha, e que depois levava respostas as quais não tinham sido dadas, criando polémica entre nós. Ela partilha espaços de actividades com a minha filha porque ambas são escuteiras, e perante o ambiente, ela é uma simpatia, mas teve coragem de mandar uma mensagem para a minha filha quando ela recebeu no acidente de automóvel o valor de oito mil e quinhentos euros de emenização porque o carro era desta rapariga ( acidente o qual as duas ficaram maltratadas, disse-lhe... "um dia tens ainda que me agradecer os três zeros a mais que tens na tua conta"... Hoje continuo com o meu companheiro, não sei até quando, porque surgem muitas discussões, porque eu em frente do meu companheiro e do filho dele que é hoje o marido dela disse-lhe tudo a ela era e o que ela nos tinha feito passar, ela começou de chorar como vitima e hoje sou eu que estou a ser a má da fita. O meu enteado, convivia comigo havia seis anos tinhamos um bom relacionamento, hoje considera-me a pior mulher. Eles hoje têm um menino, e um mês antes dela engravidar,andou metida com um outro moço, cuja capacidade económica lhe prometia mais dizendo a este que o meu enteado a maltratava, este por sua vez tomou uma dose de medicamentos quando soube que estava a ser traído, passado pouco tempo ela engravidou e acho que conseguiu mais uma vez enrrolá-lo na história. Passado algum tempo do bébé ter nascido enviou uma fotografia pelo telemóvel à namorada do meu enteado mostrando mais uma vez que tinha conseguido uma medalha do homem que ela conseguiu roubar. Eu só pergunto quando é que isto acaba, eu queria poder viver em paz porque o meu relacionamento não carece de mais nada seria simplesmente de paz e amor, e que sobretudo o meu companheiro que analizasse, um bocadinho as minhas atitudes. E conseguisse ver o lado elegante da nora que não passa de uma fachada para atingir os objectivos dela.Por vezes tenho medo porque sinto cada vez menos de lutar com isto.

    ResponderExcluir
  26. Olá, eu achei bem interessante teu post, busco sua orientação, pois hoje tenho consciência do quanto fui vitima de pessoas manipuladoras, estou profundamente deprimida, querendo me afastar dos seres humanos, pois ja não acredito nem confio em mais ninguém.Simplificando, estou desempregada, perdi tudo que é meu material, afetivo e estou sob ameaça de terminar de perder o que ainda pouco me resta, sou mãe e estou separada e muito preocupada.Desde ja agradeço sua atenção e aguardando seu retorno, meu e-mail para contato : luciaturino@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  27. Bom, eu adoro ser manipulador e procuro estudar ainda mais para melhorar e ser ainda mais controlador. Adoro manipular e controlar as pessoas, mas não faço mal a elas, somente gosto de ver os resultados da manipulação, gosto de testar novas técnicas e ver se dá certo. Sou tão manipuylador que já estou em um nível que praticamente faço o que quero e as pessoas fazem o que eu quero. Sou muito bom nisso, mas uso o que tem de mais poderoso, a linguagem corporal e a neuro-linguística. Estudo o máximo que posso. Ex. do que já consegui fazer foi um dia consegui que uma moça se ajoelhasse à minha frente e beijasse minha mão em reverência. só com linguagem corporal. ela nem sabia o porquê de ter feito isso. O inconciente dela obedeceu e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TENHO PENA DE VC, POBRE VERME

      Excluir
    2. Isso é um ser humano? Não pode ser.......

      Excluir
    3. Você acha que não está fazendo mal à pessoa, mas isso é só seu ego tão grande que não te deixa enxergar quem está a sua frente.

      Excluir
    4. Você parece um pseudo pastor que conheci. O ego do fulano era tanto que hoje me envergonho e tenho nojo da pessoa. Será que você não é ele? É esse o sentimento que você gosta de receber. Saiba é isso que vão sentir por você.

      Excluir
  28. Tô com medo de mim....
    Bj Mariana

    ResponderExcluir
  29. Meu marido é manipulador, sofro há anos com o comportamento dele e só agora descobri que ele é manipulador, já sofri demais e meu filho sofre as consequências mas todos acham ele uma pessoal legal, dentro de casa nunca tive paz, sempre inventa brigas, grita, me culpa.Hoje sei quem ele é e não sei como enfrenta-lo

    ResponderExcluir
  30. Tive um marido assim, mas felizmente me livrei dele... Tenho encontrado várias pessoas assim ao longo de minha vida, parece karma, mas agora sou experiente, identifico logo e procuro me livrar deste tipo de amizade.

    ResponderExcluir
  31. Moro com uma pessoa assim, ou seja, minha mulher é uma manipuladora, alêm de ter um ciume doentio sem eu nunca ter dado razão. O mais difícil é que a pessoa manipuladora as vezes não sabe que manipula de tão egocentrica e egoista que é, elas nunca erram e quando admitem que erram, cometem os erros novamente. Tem sido a fase mais difícil de minha vida, entendo bastante todos vcs que postaram aqui que se relacionam com manipuladores. Eu acho que o meio mais facil é a separação mesmo parecendo mais difícil no começo, pois pessoas assim não se curam pois elas se acham normais.

    ResponderExcluir
  32. sou um pouco assim e ñ gosto!

    ResponderExcluir
  33. Engraçado você escolher tal assunto. Talvez por ter medo de gente assim, se achando ou melhor, ou apenas talvez por já ter sido enganada por alguém mais inteligente do que você, agora, a chamando de manipuladora. Um namorado que achou alguém do seu próprio nível, ou uma amiga que conseguiu a promoção que exigia sua própria capacicade, e não a sua falta de compromisso e concentração? Patético. Com todo sinceridade e nojo possíveis, Sebastian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manipulador detectado!

      Excluir
    2. Sebastian, talvez seja o pior dos "manipuladores" que aqui postaram - não assume sua condição e ainda culpa a outra parte...

      Excluir
  34. Caro Sebastian,
    Seja bem vindo neste humilde blog! Obrigado pela sua visita e continue refletindo sobre assuntos filosóficos, antropológicos, psicanalíticos e sociológicos tão interessantes quanto este. É muito importante pelo menos tentarmos compreender a realidade em nossa volta, e quem sabe, como no seu caso, solucionar alguma inquitação rancorosamente mal resolvida a residir no interior do seu ego social.
    Continue a participar e a abrilhantar ainda mais este nosso espaço.
    Cordialmente,

    ResponderExcluir
  35. Nossa acabei de perceber que sou uma pessoa manipuladora :/ e o pior que descubri muito tarde, terminei meu namoro por este motivo, deixava meu namorado muito mal, deprimido por causa disso e falaram para ele que eu sou uma pessoa manipuladora, no começo não acreditei, mais agora que entrei nesse site e vi, teho certeza, quase tudo ai bateu com meus pensamentos e meus atos.
    E pior de tudo isso que nunca tinah percebido isso, eu fazia mal as pessoas com o meu modo de agir e acabava achando que as pessoas que estariam agindo errado comigo.
    e agora estou perdida não sei como vou fazer para reatar meu namoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está no caminho certo para sair dessa situação. É raro pessoas manipuladores enxergarem o mal que fazem as pessoas

      Excluir
  36. OBRIGADA pelo estudo de um manipolador, pois vivi com um 20 meses, e foi um inferno,chegando eu a pensar que era eu a culpada pela infelicidade dele. Estava sempre infeliz, ansioso,tinha prazer em me esfregar no nariz que tinha muitas namoradas que o adulavam, controlador, nem qeu eu tivesse que fazer de jarrão numa sala desde que estivesse calada. Hoje acordei e disse basta, no entanto sinto me culpada por fracassar com uma pessoa que parecia maravilhosa e mudou completamente para criticas destrutivas, agressivo, com as palavras para se impôr. Doe muito, e fiquei completamente fragilizada, e com um sentimento de impotência.

    16 Março 2011

    ResponderExcluir
  37. Tenho um professor assim. Desde o 1º dia de aula, já saquei sua personalidade. Foi logo substimando a turma, qdo disse: "sou uma pessoa que lê mto (leia-se: sou culto), por isso, se vcs não entenderem (vcs são ignorantes)alguma coisa q eu disser, me perguntem." Não era mais fácil ele ter dito: se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar? Tudo tem que ser como ele quer e, se alguém o questiona, seu olhar muda e seu tom de voz parece agressivo, mas escondido atrás de uma falsa educação. O clima fica tenso, e ele ainda faz pose de pessoa equilibrada, falando baixo e pausadamente. Não tenho mais vontade de frequentar as aulas dele.

    ResponderExcluir
  38. eu tive um relacionamento com uma pessoa assim do sexo masculino, durante cinco anos da minha vida, so no final da minha relação que percebi quem ele realmente era um verdadeiro manipulador, meus familiares sempre me falavam mas nunca dei muita atenção, hoje eu vejo realmente qual pessoa ele é , espero que as pesoas que se envolverem com esse tipo de ser caia na real e veja quem é..... hoje estou feliz por percebe quem ele era relmente!!!!

    ResponderExcluir
  39. O meu companheiro é de tal ordem manipulador, tenta mostrar às pessoas exteriores uma amizade profunda, mas nas costas destas é um critico compulsivo (todos têm defeitos para ele)tenta fazer alguns comentários á frente de outras em voz alta para que seja bem entendido pelos de fora deste comentário tornando as pessoas que estão no grupo a sentirem-se comprometidas, mas quando ele regressa a casa ou a outro lugar critica estas de igual modo, (normalmente estes comentários são comprometedores).Eu funciono como um escudo e as pessoas em geral vão se afastando de mim porque me consideram cúmplice dos seus comentários, e ele consegue assim afastar-me e isolar-me, até porque me diz muitas vezes que as pessoas sabem da vida dele porque eu comento. Eu hoje afastei-me o máximo das pessoas com quem convivíamos.
    Ele e o filho, são as únicas pessoas capazes na sociedade, trabalhadoras, limpas, organizadas e responsáveis. As outras não prestam tal como eu.
    Gostaria que me desse a sua opinião quanto ao caracter deste homem, porque não faz só o papel de bonzinho, quando faz os comentários sobre os outros, creio que a ambição dele é criar atritos entre todos conseguindo sair de uma batalha ileso.

    ResponderExcluir
  40. Odeio manipuladores, estou casada com um se eu pudesse dava cabo da raça dele,ele está estragando a minha vida e a vida dos meus filhos.Estas pessoas não são felizes e não deixam os outros ser .MORTE AOS MANIPULADORES

    ResponderExcluir
  41. eu sou assim mesmo .....

    ResponderExcluir
  42. descrição perfeita do meu ex-marido!

    ResponderExcluir
  43. Bom pessoal, me identifiquei um pouco com o texto acima e pude perceber que as pessoas manipuladoras (ou pelo menos eu) tem estas atitudes sempre pensando no bem.
    Sempre que vou tomar alguma atitude vejo o lado bom da coisa, mas percebi que o que é bom pra mim muitas vezes é péssimo para os outros, como podemos ver nos comentarios.

    Boa noite...

    ResponderExcluir
  44. ODEIA? ENTÃO PQ CONTINUA COM ELE? Onde está o seu amor próprio e o amor pelos seus filhos? É a aliança?!....

    ResponderExcluir
  45. nossaa lendo isso vejo que sou um pouco Manipuladora ;/

    ResponderExcluir
  46. Estou passando por esta situacao meu companueiro de 10 anos me fez uma lavagem cerebral e eu sou a culapada de tudo.Bem entre crises, pela primeira vez fui atras de ajuda profissional.Quero sair desta. E muito sofrimento, em um relacionamento unilateral.

    ResponderExcluir
  47. DESCORDO DO MOMENTO REFLEXIVO DE ONDE HÁ A CITAÇÃO DE QUE O MANIPULADOR FICA AUSENTE E SOZINHO, MUITAS VEZES EU FICO SOZINHA MAS SOMENTE PARA ANALISAR ALGUMA SITUAÇÃO OU PENSAR EM UMA RESOLUÇÃO PARA ALGUM FATO QUE ESTOU VIVENDO.

    ResponderExcluir
  48. Como eu havia levantado suspeita de eu ser um possivel manipulador, eu procurei no google e aqui estou eu lendo esse documento. Fiquei sem palavras, pois me identifiquei 90% com essa personalidade PÉSSIMA e TRISTE.
    Dó me sinto um pouco melhor porque consegui facilmente enchergar esse monstro dentro de mim. Eu gostaria muito de procurar um tratamento, mesmo que não resolva, mas que amenize essa monstruosidade em mim. Minha esposa é a maior vítima deste transtorno e acredito que minha mãe já tenha vivido isso ao meu lado. Alguém recomenda algum profissional que poderia me ajudar a tentar sair dessa situação???

    ResponderExcluir
  49. olha gente eu tenho 14 anos tive problemas porque minha melhor amiga e assim e eu nao quero mais conta com ela e antes de descobrir que ela era manipuladora eu pensava que so existia ela assim e achava que era um tipo novo de psicopata e tudo o que tem nesse blog e ela por inteiro eu juro chega eu fiquei com medo quando li isso e gente tem pessoas que acham que isso e normal e engraçado mais nao é , e outra caracteristica do manipulador e que ele quer ser melhor em tudo ate nas coisas ruins so pra chamar atenção e o unico modo dessa pessoa se reconhecer que ela e manipuladora e ela mesmo se reconhecer e saber essas caracteristica de um novo psicopata ne
    valeu!! amai o texto muito interessante
    by LF

    ResponderExcluir
  50. Vejo que muitos brincão com esta situação, será que sabem realmente a gravidade deste assunto, bom sei na pele que é devastador, para o manipulador e o manipulado, convivo diariamente com uma pessoa manipuladora, tenho que ficar me policiando para não haver brigas e acaba fazendo tudo que ela quer, já estou vegetando. E um tremendo vampirismo e eu estou me acabando.
    Grato pelo conhecimento e esclarecimentos me elevou grato mesmo!

    ResponderExcluir
  51. GENTES MANIPULADORAS SÃO CAPAZES PRATICAR QUAISQUER TIPOS DE VIOLÊNCIAS(ESPIRITUAL,PSICOLÓGA MORAL FÍSICA) TUDO COM O INTUITO DE FAZER O OUTRO APROXIMAR, IMPOR A SUA PRESENÇA E INTROMETER NA VIDA DO PARTICULAR COMO SE ESTE SE TRATASSE DA SUA PROPORIADADE.ELAS NUNCA ERRAM, VENCEM SEMPRE.COMO É DIFICIL CONVIVER COM PESSOAS QUE A TODO CUSTO PROCURAM ENFRAQUECER O EGO DA SUA VÍTIMA FORTALECENDO O SEU? NÃO SÃO AMIGOS,COLEGAS NEM COMPANHEIROS O QUE MAIS LHES INTERESSAM É O ATAQUE A VÍTIMA PARA JUSTIFICAR A SUA OPINIÃO.

    ResponderExcluir
  52. Mas esse é o safado do meu marido!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O pior é que a gente fica passando por "louca" porque ele é "tão bonzinho"......

    ResponderExcluir
  53. Caros,

    divorciei-me há um mês de um manipulador. Ainda tentei ajudar, convenci-o a procurar ajuda medica, mas de facto, cheguei á conclusão que não era tratável, nem ele se queria tratar. As idas ao médico eram uma forma de me manipular, de me fazer acreditar que queria mudar e aos poucos ia usando isso contra mim.

    Foi um alivio terminar esta relação. Viver com um manipulador é como viver num pantano. Vamos enterrando cada dia que passa.

    Nao hesitem. Não é fácil, eu sei, mas ninguem tem o direito de manipular a vida dos outros.

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  54. Até ler a matéria não sabia que era Manipulador, um dos bons, mas estou me tratando... eu quero é ser normal e feliz... parabéns à autora da matéria.

    ResponderExcluir
  55. já conviví com uma pessoa assim!(meu ex namorado0 todos me aconselhavam a terminar o namoro mas ele me fazia sentir tão sozinha(porque afastava os meus amigos)que eu pensava que se terminasse com ele,iria ficar sozinha! bem hoje me sinto livre pra voar como diz um hino de Lídia Moisés,estou sem namorado mas não me sinto só e sou bem mais feliz que outrora! Espero que a atual namorada dele conviva com um marcelo melhor!milquerida

    ResponderExcluir
  56. Olá, meu namorado acusou-me de fazer joguinhos. Referindo-se a um padrão de comportamento que tenho que quando estamos num determinado contexto onde consigo inserir uma coisa que quero que ele comprenda faço-o e ele fica sem maneira de contra-argumentar e por isso acha que o manipulo. Será que estou? Nunca foi essa a minha intenção. Só quero que ele me compreenda. Por exemplo, uma vez perguntei-lhe se ele se lembrava de lhe ter dito que os meus pais iam fazer 25 anos de casados. Ele disse que sim e eu disse que se em 25 anos o meu pai não tinha conseguido aprender a lidar com a minha mãe ia ser eu que em 19 ia conseguir? pk ele tinha dito que eu já devia tar habituada. Bem, também lhe digo que gosto que ele me acompanhe a casa, que me faz sentir segura, que tenho medo de andar sozinha, medo que me aconteça alguma coisa. Será que ao dizer-lhe isso, obviamente com a intenção de que ele me aconpanhe, será que o estou a manipular? Tenho medo que ele tenha razão... A minha mãe é uma manipuladora de primeira e eu desprezo isso. Achas que sou? Sê sincera.
    Vou acrescentar que já fingi estar a dormir pk sei que ele adora ver-me dormir e eu gosto de estar nos braços dele a receber carinho. Conta como manipulação?

    ResponderExcluir
  57. Minha namorada é mesmo assim. Tinha a impressão mas, ao longo de um ano de namoro só pude de fato, ver agora. O caso dela, é como dito antes: uma inquitação rancorosamente mal resolvida a residir no interior do seu ego social.
    Ela tinha depressão e chorava sem parrar apos discusões com sua mãe irmã e vo. A principio não compreendia.
    A raiz de todos seus proiblemas está no fato, de que sua mãe não a queria ter como filha e foi uma gravidez acidental, assim ela a filha soube.
    Por vezes ela comenta a mãe, o que mostra um rancor de fundo enorme(seu nascimento).

    Ou sejá, é possivel uma mudança! A aceitação do fato de que seu nascimento foi acidental e que a mãe dela amava seu pai.

    Tem CURA!!!
    Tem CURA!!!
    Tem CURA!!!

    Todos os manipuladores podem ter tido experiencias traumatisantes e o devido tratamento de um psicologo
    pode curalo!

    Deixe sugestôes de como superar grandes traumas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que muitos dos casos não são vítimas de traumas. Pode acontecer da pessoa estar na internet e se deparar com um site: aprenda a ser manipulador. Isso existe e é muito fácil de achar.

      Excluir
  58. Cara Samanta,
    ao pesquisar sobre a personalidade histriónica e borderline, tropecei, acidentalmente, no seu artigo, que achei muito interessante e muito mais relacionado com a informação que procuro. Não pude deixar de reparar que a sua formação não é, pelo que nos mostra, na área da psicologia clínica por isso, não leve a mal que pergunte qual a fidedignidade da informação e quais as fontes em que se baseou para a elaboração do texto.
    Procurava informação para tentar esclarecer-me sobre como melhor lidar com a minha mãe, que se enquadra na maioria das características descritas. Ao longo dos anos, a minha mãe conseguiu acabar com a vida da minha irmã mais nova, a quem foi diagnosticado um distúrbio borderline, irmã essa que tem vindo a levantar-se aos poucos desde que foi mãe e se foi libertando do jugo da nossa mãe. Quanto a mim, durante a infância manipulou-me completamente, durante a adolescência, fez-me a vida negra e, quando casei, tive de a afastar para o meu casamento sobreviver e para salvaguardar os meus filhos. Contudo, estou a viver uma situação de dívórcio e consequente fragilidade emocional e a minha mãe tem feito de tudo para tentar apoderar-se da minha vida, sob o pretexto de me ajudar e fazer companhia. Tento afastá-la com diplomacia que finge não entender, quando reajo de forma mais ostensiva, insulta e agride verbalmente. A pressão que tem feito sobre mim, por mais que tente salvaguardar-me, suga-me as energias, mina a minha alegria e deita-me abaixo. Como lidar como uma pessoas assim, sobretudo quando é a pessoa que nos criou? Como conseguir distinguir onde fica a linha que separa os deveres morais e sociais e as obrigações filiais, da preservação da nossa própria sanidade mental? Gostaria muito de ouvir saber a sua opinião ou até de travar conhecimento com peritos ou grupos de apoio para pessoas em situações análogas. Melhores cumprimentos.

    ResponderExcluir
  59. Estive um relacionamento assim. Acabei por pensar que era eu que nao sabia lidar socialmente e amorosamente. Tudo o que fazia era errado e alvo de recriminaçao. Estava sempre a ser chamada a atençao e ja nem consegui ser eu propria. Nuca ouvi um pedido de desculpa da parte dele. Apos meses de ser tratada assim, obviamente que ja nao conseguia ter paz de espirito, nao gostava de mim propria, fui-me abaixo e acabou me acusando de nao lhe dar atençao, de o tratar mal e nao ser amorosa com ele. Direccionou todos os problemas da nossa relacao para mim ... Sinto-me neste momento muito fragilizada e nao sei se irei alguma vez confiar em alguem. Estas pessoas conseguem mudar a vida futura de uma pessoa, destruindo-nos....

    ResponderExcluir
  60. eu sou manipuladora e um dia um amigo meu me diz isso me conheçendo a 2 semanas eu numka fiz nada pra ele gosto muito dele mas ele tinha razão sou manipuladora e incostante não uso isso para destruir nimguém é minha natureza ,uso isso no dia a dia sim mas é para mim benificiar para sobreviver neste mundo complicado mas numka que eu me lembre...melhor algumas vezes quando muito necessario ...mas eu gosto da minha personalidade se poder me manda mas noticias ...-MAIL alineantonely1@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. mirandajunior@bol.com.br5 de setembro de 2011 01:18

    Me considero um manipulador,nao sei se é bom ou ruim. Me identifiquei com muitas coisas que foram ditas sobre o assunto, mas odeio pensar que sou uma pessoa ruim, penso muito em mim e ao mesmo tempo odeio pensar que faço mal a alguem... por esse motivo estou muito triste por entender o que sou, esse comentário vai para todos que se identificaram com o que dito sobre nós. Isso é um DOM!! e vc pode escolher usar esse DOM em beneficio proprio ou para ajudar as pessoas. Lembre-se: Você não é um manipulador, vc tem o dom do convencimento, useo para ajudar alguem. "Se voce ver algo de errado e puder mudar, mude! Se voce ver algo de errado e nao puder mudar, faça bem pra vc mesmo! Não particpe.

    ResponderExcluir
  62. Algumas dessas características pertencem a minha pessoa. Isso quer dizer que eu sou um manipulador?

    ResponderExcluir
  63. conheço um homem assim, mas sempre me senti uma manipuladora também. Nós nos apaixonamos, mas nossa relação se baseia em quem tem mais poder. Ele basicamente domina e eu sou dominada. Isso, quando eu quero quero, porque faço questão de deixar ele achando que sou sempre submissa, mas na verdade sei que estou no controle de tudo, porque de fato sou capaz de deixa-lo a qualquer momento, nao me apeguei a ele. Já ele está obsecado e perdidamente apaixonado, tem medo de me perder a todo instante. Não sei o final disso, mas sei que envolvem riscos pisicológios e físicos. Queria ajuda para saber como lidar com alguém extremamente abusivo e controlador.

    ResponderExcluir
  64. Oi tão falando que eu tenho isso como se trata?

    ResponderExcluir
  65. PATETICO RS MANIPULAR E APENAS SE DIVERTIR UM POUCO NÃO CONCORDA?? rs

    ResponderExcluir
  66. manipuladores não dizem q são se não perde a graça da diversão rs.... AI GAME OVER rs

    ResponderExcluir
  67. Oi,
    estou vivendo uma situação assim. Sempre tive orgulho de conseguir tudo o que queria, mesmo que não fosse o melhor para mim. Acho que sou manipuladora também. Mas há uns 3 ou 4 anos, conheci uma pessoa, que se transformou em outra de uns tempos pra cá. Quando o conheci, ele era adorável, tinha sempre um bom papo, o sexo era ótimo, ele concordava com quase tudo o que eu dizia. Aos poucos, ainda no namoro, ele foi se mostrando extremamente ciumento, me vigiava e dizia que os meus amigos não prestavam. Até que por uma situação, ele deu um ultimato: ou vem morar comigo ou terminamos. Aceitei morar com ele. Apesar da desconfiança declarada, do ciúmes e das brigas, a gente se dava bem, porque eu aceitava. Mas como nunca fui de aceitar situações impostas, no dia em que comecei a agir diferente, ele mudou totalmente: passou a ficar depressivo, dizia que tudo estava contra ele, que ninguem entendia ele e que eu não seria a primeira a não entender também. Acho que ainda gosto dele, mas estou tão sufocada que só quero um pouco de liberdade. Gostaria de estar solteira, mas parece que a cada vez que me mostro indiferente a ele, ele vem me chamar de amor, me beijar, me adular e depois tudo volta a ser como antes. Usa a mãe dele e a filha dele, que me adoram, para tentar me fazer ver que não vale a pena terminar. MEU DEUS! SÓ AGORA ESCREVENDO TUDO ISSO PUDE PERCEBER O NÍVEL DA MANIPULAÇÃO. O QUE EU FAÇO? Achei que acontecesse com menos frequência, mas vejo que muitos sofrem com isso.

    ResponderExcluir
  68. Adoro manipular as pessoas. Me sinto tão bem com o sofrimento alheio.. Manipular e pra quem sabe, e não pra quem quer . ;DD

    ResponderExcluir
  69. Muito interessante o artigo, depois de ler pude compreender que meu pai era muito manipulador, e vejo que também sou, mas o pior de tudo é que me apaixonei por uma pessoa que também o é. E esse meu relacionamento amoroso já passou por crises monumentais até que entendi que deveria deixá-lo sempre achando que está no controle das situações, pois entre nós não pode existir igualdade de “poder”, fui aprendendo a ser mais sutil em minhas atitudes, mas o fiz de uma maneira para conquistá-lo, pois sinto que preciso de uma pessoa mais forte do que eu ao meu lado. Por fim agora eu não sei mais se o amo, ou se apenas quis conquistar uma pessoa "difícil". Meus relacionamentos com homens muito carinhosos e doces não deram certo. SERÁ QUE SOU LOUCA??????

    ResponderExcluir
  70. Gente, convivi com uma pessoa assim. É exatamente dessa forma, nao assume os erros, nunca pede desculpas, quer levar vantagem em tudo. No meu caso, ele era tao imaturo, que se entregava, mas nao houve como nao haver a decepcao maior no final. tentou levar vantagem financeira e por fim descobri que estava dando em cima de outra pessoa, quando questionei colocou toda a culpa em mim e disse que eu era a desconpensada da historia. No final apareceu com a menina.

    ResponderExcluir
  71. Quando você começa a reagir a um manipulador, é claro que ele vai, chorar, ficar deprimido ( e muitas vezes simular uma depressão)- tudo para te impressionar, pressionar e te fazer sentir culpado. "A minha vida sem você acabou!" - e ele pode estar até certo, pois você, que era o 'brinquedinho' dele, decidiu ser você mesmo e viver a sua vida. "Acabou a magia" da manipulação.

    ResponderExcluir
  72. Achei muito interessante e gostaria de saber o que é preciso fazer para conviver com um manipulador. Pelo que entendi faz parte da personalidade e a pessoa não tem consciencia de ser manipuladora. E também se existe alguma estratégia para levar a pessoa a perceber que é assim, e que temos conhecimento da sua manipulação!

    ResponderExcluir
  73. Dizem que isso e um dom que e melhor usar para o bem nunca achei uma forma de usar para o bem,tenho preguissa talvez por isso faço oque faço..nao sei se sou um manipulador mesmo,esse texto faz parecer uma coisa dificil como outros,mas pra min e facil tao facil que se tornou automatico,saber fazer amizade com a pessoa que lhe mais tem pra oferecer fingir amizade usar de sentimentos,nao sou do tipo que quer se impor em um ambiente acho q a maioria é invisivel como eu.Escondidos Nas Sombras Dos Sentimentos Alheios....

    ResponderExcluir
  74. Me descreveu na maioria das vezes!!!!!!!

    ResponderExcluir
  75. estudando o conteúdo deste site, percebe que a pessoa com estou a trinta anos tem exatamente este tipo de comportamento:mede mais o que fala mesmo na presença de pessoas estranhas, já não suporto mais esta situação.

    ResponderExcluir
  76. sou manipulador tbm certamente criarei a terceira guerra mundial kkkkkk

    ResponderExcluir
  77. Quer vencer um manipulador?
    Quer DOMINALO, você não vai conseguir!
    Quanto menor a idade dele, poderá regredir seu lado PREGUIÇOSO e sua FALTA DE AMOR PROPRIO.

    Envie a um PSICOLOGO, e mostre que todos tem amor no coração, e ele também tem.
    Mostre que ele tem coisas BOAS, que tem QUALIDADES, almente a estima. Mostre que ele PRECISA LUTAR pelo que QUER! Com seu PROPRIO SUOR!

    PENSE ANTES DE REAGIR, De o minimo de DADOS, Dei-lhe AMOR genuino. LEIA O LIVRO o Monge e o Executivo.

    Ou DISTANCIE TOTALMENTE, com seu AMOR mais Forte a Cada Segundo.

    ResponderExcluir
  78. Dizem que sou manipuladora, mas penso sim nas pessoas e nos seus sentimentos, deixo sim que as ideias das outras pessoas, participem, e é ao contrario, me magoo quando estou conversando e alguem me interrompe, é frustante.. fora que esqueço o que estava falando...kkkkkk

    ResponderExcluir
  79. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ora, ora, ora
    eu sinceramente nao gostei!
    como se uma pessoa realmente manipuladora fosse tão transparente assim!
    esses exemplos sao apenas copias mal feitas!
    entenda, uma pessoa realmente manipuladora nao pensa so em si mesmo, como se pode controlar o outro sem pelo menos imaginar o que ele esta pensando?
    chamar atenção?! nunca, isso esta fora de cogitação!
    ser manipulador é pensar como se a situação fosse um jogo, uma distração, um entretenimento, como no xadrez... para o rei as outras peças sao apenas peças, facilmente manipuláveis o que importa realmente é o xeque-mate!!
    AH, e nunca os subestime! eles sao realmente pessoas admiráveis.

    ResponderExcluir
  80. Meu caro, um Líder é um ser admirável, o que é completamente diferente de um manipulador.

    ResponderExcluir
  81. ola queridos!!!!, ser um manipulador e muito bom nao?
    Ter as pessoas a seu dispor sempre que voce precisar. Utiliza-las para o necesserio, seja ele desde conseguir um doce, ate eliminar alguem de sua vida para abrir seu caminho e te deixar em paz, e depois, descartar de formas sortidas como um papel usado aqueles que trabalharam para te dar exito. AIai, a vida e magnifica, e tao bom nascer manipulador, desde criança ter tudo o que vc quer na hora que vc quer e do jeito que vc quer.
    Mas, todos nos manipuladores temos um ponto fraco, o meu se atingido me destruiria totalmente e literalmente, mas antes de me destruir eu perseguiria o destruidor da minha vida ate o canto mais miseravel do inferno, matraria o demonio, rastrearia cada milimetro do ceu,terra ou inferno, destruiria o mundo inteiro mas acabaria com o imbecil, idiota e ingenuo que ouzar fazer isso, eu varro a Terra inteira so pra destruir essa pobre criatura.
    Bem, ja deu meu parecer, ja palestrei sobre um verdadeiro manipulador, espero terem gostado, ha, e nao critiquem por favor, posso rastrear qualquer um se eu quiser. bjs

    ResponderExcluir
  82. Infelismente eu tenho uma irma assim ela 22 anos e eu 26,e cada dia ela fica pior nao e facil lidar com ela é complicadissimo.Mas eu sei corta o barato dela.KKKKKKKKK.EU aconselho nao da muito papo para essas pessoas e tomem muito cuidado ao conversarem com pessoas assim,minha irma adora deixar as pessoas acuadas e entromete em tudo fiquem espertos com essas pessoas,aqui vai um aviso de quem ja passou muita raiva!!!!!

    ResponderExcluir
  83. Coitado do manipulador.... Sua miseria intima é tão grande que não consegue ser nada se não oprimir / rebaixar o outro.... Doeeeeeeenteeee de tudo ....

    ResponderExcluir
  84. Tudo o que você escreveu descreve a minha mãe.
    Eu já havia descoberto estas atitudes dela aos 16 anos em 1998.
    A manipulação dela e suas torturas mentais eram tão obstinadas que afetou todos da família.
    Ela casou com meu pai por puro capricho, meu pai sempre sentiu-se deslocado por ter sido adotado, uma neura sem sentido pois minha avó sempre o supriu de tudo e sempre lhe deu muito amor... que às vezes era até demais pois o estragou tornando-o fraco e dependente das pessoas.
    -Isto foi um banquete para minha mãe creio.
    A situação foi tão séria que várias vezes terminou nas delegacias. Ela chamou seu tio que meu pai mais odeia para morar conosco em meados de 1988. Casados desde 1980 meu pai desenvolveu o alcoolismo como consequência. Aproveitando-se disto ela simulava jogos psicológicos (disse-me-disse) entre todos e quando o tio dela soltou o verbo contra meu pai heis que ele acabara de chegar do trabalho, já tinha tomado todas, parado bem na porta ouvindo tudo... e não prestou, meu pai explodiu em fúria (um perigo provocar um ex-fisicuturista) e terminamos tods na delegacia e o tiozinho no hospital.
    Quando arguída pela polícia (eu me lembro) ela correu rua a fora e se atirou na frente de um carro (que nem corria tanto) e simulou o atropelamento pois eu estava lá e vi quando o carro freou antes e ela se atirou no chão.
    Meus se separaram há oito anos, ele estava tão aliviado que se casou com uma prostituta que havia conhecido no bordel (outra manipuladora) mas está tudo bem pelo menos ele agora curte uma vida que lhe havia sido arrancada, ele tem consciência da manipulação desta mas pelo menos agora ele reconhece e me diz: - eu dou a grana e ela me dá sexo, álcool e rock´n roll.
    E as histórias são muitas seria necessário um livro para descrever tudo. Ainda hoje ela manipula meus irmãos e agora também meu cunhado.
    NOTA: Desde de o dia em que a desmacarei aos 19 anos ela conseguiu jogar todos da família e do bairro em que ela mora contra mim. De ela quebra entrou para uma dessas seitas cristãs (sou ateu)e nesses 10 anos já sofri ameaças desses crentes "féladaputa" já tive que brigar na rua com eles e vizinhos (sorte que meu me incentivou a malhar e fazer artes marciais) brigas que sempre terminavam com ambulância e viaturas uivando (ainda bem que até hoje não me dei mal numa briga).

    Por favor, responda a este comentário, vou ficar anônimo para não correr riscos, que são muitos!

    ResponderExcluir
  85. acho que tbm manipulo os outros, tenho 17 anos e tô com medo de ficar sozinha. sou exatamente como no texto. oq posso fazer pra curar isso ?
    meu e-mail é dayana_jave@hotmail.com por favor, alguém me ajude!

    ResponderExcluir
  86. Preciso de ajuda.
    Uma prima minha é totalmente manipuladora. Para ela somos as melhores amigas, e eu não me consigo afastar. Passo por sonsa, pois não lhe mostro que ganhei um ódio por ela, tudo o que me faz sentir, por tudo o que me diz, o que faz. Parece que não gosta de mim, mas está constantemente em cima da minha vida, a saber tudo o que vou fazer, e se ela pode fazer comigo. Não aguento mais. Cheguei ao ponto de ruptura. Estou cada vez mais afectada psicologicamente por causa disto! Mas o que é que eu posso fazer? Não posso afastar-me, nem dizer nada porque a irei magoar. Ela é muito insegura e não tem praticamente ninguem que se dê com ela. E outro problema é que ela é da minha familia, o que torna tudo mais complicado. Não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  87. Olá adorei a materia, minha esposa é assim, fria, calculista, desinteressada, impotente, frigida, viciada no trabalho,descobri tudo isso, em 04 anos de terapia, ou seja comecei a pegar o modelo dela, me cuidando muito, fazendo terapia, e hj sou mais feliz..! Vivo para mim, e meu filho !!

    ResponderExcluir
  88. Estou sofrendo pois desde que minha esposa começou a dizer que quer se separar, começou a dizer que a culpa de nosso relacionamento ter acabado era minha, que minhas escolhas e que fizeram ela perder o amor que tinha...porém, todas as pessoas que nos conhecem, familiares e amigos em comum, sempre dizem que fui marido maravilhoso, que sempre tentou agradar minha esposa..enfim, depois que tentei encontrar as razões do fato de ela querer se separar, encontrei nela todas as características de uma pessoa manipuladora, Discussões, em casa e em público, clima ruim, tensão permanente entre o casal, brigas, separações, ameaças veladas de traição, que defende que quer metade das coisas em razão do filho, sendo que sempre foi uma pessoa perdulária, que nunca se preocupou em poupar, pelo contrário, hoje estou atolado em dívidas, sempre tentando realizar os sonhos dela, enfim, sempre tentando ser agradável, porém, recebendo a todo momento ironias, desafeto, falta de amor, acho que está faltando um amor-proprio da minha parte e levar a cabo a separação, porque o medo de ficar sozinho e castigante, ainda mais tendo um filho pequeno que vive a todo momento lhe chamando, não sei o que fazer, estou me sentindo um lixo, porém, sei que tenho que me reerguer e achar alguém que me ame da mesma forma que sou capaz de amar.

    ResponderExcluir
  89. como me afastar de uma pessoa assim?
    preciso saber como lidar com ele!
    preciso de ajudaaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, primeiramente você tem que "querer" de verdade se afastar. Enquanto isso não estiver claro e arraigado em você, se torna difícil.
      Em segundo lugar: Você se ama e confia em você o suficiente para permanecer de pé?
      Se as duas questões acima forem positivas, porque você pergunta como fazer para lhe dar com ele?
      Afinal, voce quer se afastar, ou quer tentar mudá-lo???

      Excluir
  90. gostaria de saber como faço para melhorar o meu egocentrismo e a minha atitude manipuladora não aguento mais ser assim pois tenho machucado muitas pessoas ao meu redor.Tudo tem que ser a meu jeito por favor me ajude não aguento mais ser assim,tem cura isso que eu tenho????Eu quero melhorar mais me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você faz que te faz supor que tu és um manipulador?

      Excluir
  91. conheço uma pessoa manipuladora..ela hj namora eu ex que é patroa dela...todos percebem todas as manipulações e jogos que ela faz para ter ele...menos o proprio, mas nao sei o que ela tem comigo, ja que ela fez e desfez mentiu e inventou e me culpou de muita coisa,,mas as pessoas sabem disso veem isso mas..logo quando ela ve as pessoas ao meu lado nao sei o que ela fa zmas as pessoas simplesente se voltam a favor dela e me deletam da vida sem razao nem pq, ela vive querendo mostrar que esta otima com ele..e que estao juntos isso é fato, mas pra ela demonstrar o amor incondicional dela por ele..leva ele ate para orgias...sofro muito..pq alem dele..pessoas que eu realmente amo, se afastam de mim e ela ...sem aparecer é claro, sem mostrar que tem culpa de algo, ja ate me tirou de varios empregos, mesmo sem ter contato direto nas empresas em que trabalhei, ja teve empresa de me falar, vc é exatamente a funcionaria que eu quero mas nao posso te contratar por causa de tal pessoa, se ela te ver aqui vai dar confusao, e pro meu ex tb...a culpada da separação fui eu ..mesmo que nunca brigamos por nada a nao ser pelo nome dela...nossa..é uma hisoria uito muito longa e que nao acaba nunca..to eu quieta no meu canto, ja que eu nao posso falar com ele, pq ele mesmo fala que nao pode falar comigo..( as vezes me atendia só prame dizer que nao poderia mais falar comigo)...ele pode sair com outras mas nao pode falar comigo, enfim...tem algum email que eu possa conversar sobre isso em particular por favor...e assim poder explicar melhor a situação? e nao foi só comigo..eu sou ate hj o alvo principal mas...ja afastou filho dele...acusando o moço de algumas coisas bem sujas..quanto a inveja,,,ate cortar e pintar o cabelo como o meu ela ja fez ....preciso de ajuda por favor...antes que eu enlouqueça...sofro pela minha situação e sofro por ver ele sendo usado e nao perceber que na verdade esta rodeado de pessoas falsas...

    ResponderExcluir
  92. Olá Samanta e demais gostei do Blog e desta matéria em particular. Irei falar um pouco, de como ser manipulador é algo que muitas vezes, em suma totalidade é algo terrível para o manipulador. Eu sou um manipulador nato, desde minha infância percebia como era fácil, manipular minha mãe e pessoa a minha volta, para conseguir o que eu queria na medida certa, sempre que não conseguia eu criava histórias tão veementes que a manipulação se misturava a mitomania, ao ponto do mito ser algo tão veemente que tornava a manipulação algo fascinante para o manipulado. Como todo bom manipulador, a soberba e orgulho fazem parte da minha personalidade, assim como, uma excelente oratória, habilidade em se comunicar, observação minuciosa, mas isso tem outro lado, a incapacidade de ouvir os sentimentos alheios e entender o porquê de estar fazendo isso, apenas para obter vantagem com algo. Tive uma adolescência muito conturbada, o que gerava muitos conflitos entre colegas da escola, professores e me levava a manipular até a direção, para parecer o “Santinho” o que meus pais não enxergavam é que eu não era o certo. Com o tempo, o meu poder de observação aumentou, meu conhecimento foi crescendo cada vez mais, acabei descobrindo o que era me apaixonar com 17 anos, descobri minha homossexualidade, o que fiz de tudo para convencer minha família a me aceitar, até ai algo normal, mas os problemas de colégio continuaram na faculdade, brigas com colegas, intrigas, me custaram com muito esforço me formar, para piorar cada relação que eu arrumava, eu controlava cada vez mais meus parceiros, ao ponto de aniquilar estrategicamente, cada sentimento positivo, seus sonhos e confiança, e quando perdia me sentia revoltado, pois não entendia pq eu perdia. Fiz outras faculdades, e descobri como manipular no trabalho, o que me gerou vários problemas, ao mesmo tempo glorias pessoal, como subir de cargo e me tornar um psicopata no trabalho. O inferno continuava, ficava às vezes anos com uma pessoa e a prendia em uma redoma de vidro, ao ponto de cortar qualquer vinculo de amizade, laços sociais, diminuir os vínculos familiares (o que só ocorreu muito mais tarde, quando fui contrariado pela minha sogra), destruí relacionamentos bons, acabei desenvolvendo DDA, ou já a possuía, a mitomania piorou, tive pessoas que amei de verdade, mas o medo de perder elas, fez com que eu as manipulasse ao ponto de nunca - (cont) TGO

    ResponderExcluir
  93. (cont - TGO)
    entrarem na internet, por causa da minha insegurança, gerava brigas constantes, pois o ato de velas humilhadas me fazia bem, conheci outro manipulador, onde contávamos nossas “glorias pessoais” como se fossem troféus olímpicos, com o tempo fui vendo, que ficava sozinho, que as pessoas se afastavam de mim, que quando terminava meus relacionamentos, sempre era por brigas, intrigas, pelos meus atos ditatoriais e a forma como eu as prendia apenas pelo medo de ser traído, mas eu também as traía ao ponto das mesmas, jamais saberem que eu mantinha uma vida dupla, cheguei a ter uma relação de sete anos ao mesmo tempo, varias outras e sempre manipulava meu parceiro e parceiros, com o tempo isso piorou ganho bem e tenho eu creio uma posição boa, mas eu usava a capacidade de convencer para obter lucros pessoais, aniquilando a vida econômica deles, apenas para pagar meus luxos de cartão de credito cada vez mais desenfreados, que apenas meu salário não cobria. Perdi praticamente tudo, vi minha mãe doente, meus namorados irem em bora, quem mais amei também se foi (este não foi traído), manipular jogos, pessoas, entrevistas, chefes, amigos, familiares, namorados é algo que da uma sensação de poder e de ser quase que Onipotente. Mas hoje, eu começo entender o mal da minha manipulação, que chega quase ser doentia, eu não tenho recursos para um tratamento devido à saúde da minha mãe, ou eu já teria feito, tudo que ganhei perdi, meu trabalho anda bem, mas tento manipular menos situações, estou em uma nova relação da qual vejo que caminha para a mesma situação, onde eu manipulo, consigo, afasto a pessoa de tudo, principalmente internet e até da faculdade. Isso é muito triste, ainda mais sendo um “formador” de opiniões dentro da academia. Eu gostaria sim, de mudar minha mente, apaziguar meus demônios, pois manipular me causa tristeza hoje em dia, ver todo mal que gerei todo ódio de boas pessoas, contra minha pessoa dói. Saber que não consigo ainda parar estou machucando novamente, quem eu amo, faz com que eu sinta a dor de meus atos. Ver minha mãe doente está me fazendo acordar, mas a doses homeopáticas, não sei como me livrar desta doença, deste maldito transtorno, apenas sei que serei infeliz e transformarei o destino dos que me cercam, em um mundo triste, apenas pelo fato de achar que posso tudo, que devo ter tudo, quando na verdade não tenho nada e tudo é apenas transitório.
    Desculpem por me desabafar, mas chega um dia, que a dor que geramos, volta contra nossos próprios egos inchados e tornam estes, uma doença da qual não tem valor ou cura que isente a culpa de um manipulador de almas e mentes, que até em suas ultimas linhas tenta usar de uma alusão à soberba.

    Tiago Guedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Tiago, nada poderia me aliviar mais do que saber que de alguma forma você sente. Sente que fere, que feriu e não se sente feliz com isso. Diferente das pessoas que sentem prazer imenso no sofrimento alheio. Se sentem poderosas e fortes, quase que invencíveis dentro de seus esquemas mentais. Você pode ter sentido esse prazer durante uma vida, mas notar os prejuizos e se condoer com isso já é para mim exterminar de certa forma os seus demônios e colocar nobreza de espírito no lugar. Abraço e obrigada pelo desabafo. Trouxe um alívio ímpar à minha alma, esteja você manipulando ou não. :) A pior morte para o ser manipulado é notar que todas as suas pérolas foram destruídas pelo manipulador por um prazer mórbido e uma necessidade desenfreada de ter e mostrar poder sobre os outros. A gente, ou que que sobra da gente fica pensando se é uma enorme ausencia de carinho legítimo pelo próximo. Uma falta de compreensão do que seja amor. Ficamos em um vazio existencial catastrófico. Sem chão e isso não é bonito e nem motivo de risada e demonstração de poder do outro. É lamentável e muito triste, porque o egocentrismo e excesso de auto-proteção é destruidor e somente destruidor. Me impressiona de verdade, se for verdadeiro o que diz. Julgo isso um milagre maior do que alguém que se livre de um cancêr ou doença em estágio terminal. O milagre de reintegração emocional que se dá no sentir o outro e se condoer, lamentar, preocupar, amar. Mais uma vez obrigada.

      Excluir
  94. ola eu queria me ajudassem mesmo, mas onde eu trabalho tenho uma pessoa que é manipuladora.... tpo estou esgotada em trabalhar com ela, pois e mentirosa, emocionalmente em baixo e estamos sempre ajudar e so olha pra ela propia estou mesmo saturada.....
    e muita falsa.................por exemplo: ela capaz de convencer alguem que sabe de algo so pa tirar, faz de coitadinha....................alguem me ajude...........................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente ignore e não ceda a pressões, o manipulador sente se acuado e irritado quando ignorado e não correspondido. Ignore e saiba manipular suas emoções, pois quando, ignora lo o mesmo irá contra atacar então ignore novamente, até que á mascará caía e ñ surta mais efeito.

      TGO

      Excluir
  95. eu manipulo meus "animais=amigos e familiares" apenas para satisfaser meu ego me sinto bem quando vejo meus "animais" sofrerem eu e minha irmã temos um jogo proprio ganha quem deixar mais pessoas dependentes de nós é muito facil é sugestionalos e os idiotas indignos de pena fasem qualquer coisa por nos fase los chorar e se castigar emocionalmente nos ecita mas ñ quer diser que sejamos cruéis só que nos amamos de mais

    ResponderExcluir
  96. Tem uma pessoa assim em minha familia, minha irmã . Demorei 55 anos pra perceber com clareza que ela adora me deixar pra baixo se não faço ou ajo como ela imagina ser o certo , chic, fino... enfim, do modo dela. Sofri muito todos estes anos, em nossas discussões de adolescentes sempre (eu) saia da briga como a vilã, algumas vezes jogou meus filhos contra mim, mas hoje como são adultos conseguem perceber a mentira.
    A impressão que tenho, é que ela sente raiva por meus filhos serem formados e realizados. Ela sempre comparava os filhos dela com os meus na altura, peso, talentos...etc
    Teve vida mais fácil que a minha, por ela ser dentista eu ser professora fazia comparações do tipo: " o que ganha no mês eu ganho no dia"... "Você estudou tanto e nunca foi à Europa.." ou "tal pessoa é gorda, nao gorda igual a você"...( estou acima do peso tenho 1,70 e peso 75kg)
    Hoje ela está morando sozinha, meu sobrinho tem 29 anos infelizmente nao se formou , é dependente químico.
    Ela se intromete no casa da filha da palpites e se passa por "coitada" quando algo da errado.
    Sempre que pode, joga meu irmão caçula contra mim e vice versa, mas sabemos disso e somos super unidos.Tentei ser amiga, dar apoio, conversar; mas a impressão que tenho é que quanto mais eu tento fica pior.
    Existe alguma coisa que eu possa fazer pois estou com 60 anos , sei que ela está sozinha e gostaria poder ajudar.

    abraço
    Heloisa

    ResponderExcluir
  97. eu tambem tive um contato com uma pessoa assim foi horrivel ele quaser acabou com minha vida. mais hoje tento me recupera dessa tortura psicologica que sofri nas maos dele;

    ResponderExcluir
  98. quero ter contato com pessoas que tiveram na mesma situaçao o que ela fizeram para superar.

    ResponderExcluir
  99. no meu colegio tem um menino,muito misterioso,e que se encaixa em muitas das definiçoes acima.
    e esses dias ouvi uma conversa dele com um outro menino tbm muito estranho,e ele falava que a proxima seria uma amiga minha,mas quando ele me viu ele se assustou e quase me agrediu.
    será que devo contar isso para alquem?
    me ajude não sei oque faço.

    ResponderExcluir
  100. Tenho 17 anos, moro com minha vo porque não consigo conviver mais casa da Minha mãe. Ela está sendo manipulada meu padrasto, que já conseguiu afasta-la de mim. Eu não sei mais o que fazer porque ela está tão cega que só da razão a ele. Ele e um manipulador nato e experiente, o que devo fazer para tirar minha mãe deste buraco sem fundo?


    peço por favor que me ajudem, não sei mais o que fazer, e a morte me parece muito agradável neste momento. Obrigado

    ResponderExcluir
  101. Ola depois de ler estes comentarios que me fizeram pensar, uns pela positiva e outros pela negativa decidi dar a minha opiniao, realmente quem vive num sufoco destes dificilmente consegue pensar na forma que deve agir porque envolve sentimentos e esses sao opostos muitas vezes ao raciocinio total de tomar uma decisao tal como a cabeça quer o coração nao deixa. tambem passo por esta situação com o meu marido e muitas vezes até penso que realmente o mal é meu! sera? nao consigo encontrar uma resposta até porque o mal poderá mesmo vir de mim, o certo é que realmente ele age de dessa forma e o desprezo é o seu prato favorito...parece que nao existe sentimento e tudo que fala soa me a bem dito....defendo causas que para ele nao fazem sentido porque sou eu que estou mal sou eu que nao penso sou eu que aos poucos vou destruindo a relação sinto me culpada por tudo que me fala inclusive até já mudei o que ele criticava e mesmo assim sinto que nada é suficiente...será que vivo o mesmo? pior disto tudo é que perdi tudo aquilo que tinha de bom alegria, paz estabilidade emocional e a confiança, hoje sou uma mulher desconfiada e tudo isto atormenta o meu ser...as vezes sinto vontade de parar mas o sentimento que sinto impede de eu o fazer com a esperança que o amanha é sempre melhor!

    ResponderExcluir
  102. não sei se esse e eu ou minha namorada

    ResponderExcluir
  103. Vcs acham mesmo que podem identificar um manipulador só com essas características duvidosas?HAHA! Boa sorte. Pra mim vcs são só um bando de fracassados que ñ tem sorte num relacionamento e ficam procurando desculpas, pra mim o problema tá em vcs que ñ sabem conviver com ninguém e acabar afastento qm só quer ajudar! fracassados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GUTO:é isso ai concordo plenamente!
      uma ou outra se vcs não estão satisfeito é só desistirem da vida e pronto! fica mais melhor para vcs fracassados e não venhe com essa que agente somos manipuladores não , tudo que somos é seres humanos apenas interessados em viver! !

      Excluir
  104. Em minha casa é uma irmã que concerteza é muito manipuladora e a convivência se torna um inferno. Como posso neutralizar a pessoa manipuladora???? Eu evito encontrar com ela, mas morando na mesma casa é impossivel!!!

    ResponderExcluir
  105. Meu namorado é um manipulador de primeira.sempre que eu tent terminar a relação ele me faz mudar de opinião ou melhor vira o jogo.mas cerinhoso,atencioso.não sei o que faço na verdade ja me cansei dele.

    ResponderExcluir
  106. Conheço bem esse tipo. Geralmente eles escolhem como suas vítimas, pessoas boas, de bom caráter. Infelizmente só consegui enxergar a dinâmica do relacionamento depois de oito anos de casamento. Eu fui me apagando, me anulando em prol do bem estar dele. E nem isso resolveu. Hoje estou no finalzinho, é muito difícil sair ilesa dessa situação, porque agora o marido está na fase do "arrependimento". Aquela fase em que faz juras, promessas.. Te entrega até a lua se possível for. Mas já sei como funciona. Agora não mais. No mais tardar em quinze dias, eu sumo da vida dele. E não vou querer ver, nem se me levar todas as rosas do planeta.

    ResponderExcluir
  107. Conheci uma pessoa a um mês, pra mim era tudo normal, não tinha percebido nenhum comportamento manipulador da parte dele. Mas hoje, ELE me disse que era extremamente manipulador... foi um choque pra mim!!! e estavamos quase que namorando.. to com muito medo, estava mesmo gostando dele, mas não sei se devo me envolver com ele.. to muito triste! será ele tão terrível assim?!

    ResponderExcluir
  108. A manipulação é uma fenômeno, como é possível observar em todos os depoimentos, mais frequente do que se imagina nas relações humanas. O poder, como dizia Foucault, está em toda parte, nas micro e macro relações. Mas seria interessante discutir se a manipulação não faz parte do próprio sistema que vivemos. A vendedora ou vendedor para vender um produto manipula com os sentimentos do cliente. Pede o nome, dá aquele sorriso de falsa empatia. O livro que no passado foi best seller no mundo era de um americano e se chamava "Como fazer amigo e influenciar pessoas" (o mais certo seria "como manipular pessoas". A imprensa manipula a chamada opinião´pública, os políticos, idem, os padres nem se fala. O professor e a professora faz isso cotidianamente. Como querer que no mundo privado, nas relações íntimas, isso não ocorresse. A sociedade cria os seus psicopatas, ou melhor, os seus normopatas. Isso faz parte da cultura, da subjetividade em que vivemos nesse mundo e jamais mudará somente através de análises (local, também, onde corre solta a manipulação.

    ResponderExcluir
  109. essas questões são importante discutir

    ResponderExcluir
  110. estranho... me identifiquei, principalmente nos casos de relacionamento e_e. Mas pessoas manipuladoras não tem culpa de seus atos, não tem ao menos consciência de estarem fazendo algo ruim, sabe, é a mesma coisa de julgar uma pessoa bipolar por ela ser bipolar.. elas não tem culpa de terem nascido assim! isso já beira a covardia e preconceito. são as pessoas que decidem se vão ser ou não manipuladas.. mas é claro que é mais fácil jogar a culpa no manipulador, ao invés de jogá-la nas pessoas fracas que os cercam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SABIA DISSO, VOCÊ É UMA LUZ HAHA eu sou assim, mas não faço por mal, tipo não é de proposito, como você disse '' não tem consciência de estar fazendo algo ruim'' :D

      Excluir
    2. hauhauahuahuah começou tão bem, e cagou no final. A velha manipulação... a vítima...

      Excluir
  111. Po muito pouco eu não me casei com um manipulador profissional.Profissional porque, ele havia manipulado uma ex-esposa por 15 anos e ao separar dela, toda a família achava que ele era a vítima devido a uma traição dela.Ele aproveitou a situação e ela virou o "Judas", até ue pensei assim.Depois ele teve um relacionamento comigo, e por muitas vezes sorrateiramente estava me fazendo mudar de opinião sobre muitas coisas da minha vida, inclusive largar a minha profissão de Fotógrafa, pois ele não queria a Esposa dele " Andando de madruga em festas por ai!" Era meu ganha pao!Dizia eu. Com o tempo, ao invés de alegria em me casar novamente, teve lugar uma imensa tristeza.Detectada por meu pai, santo Homem da minha vida. Como eu não cedia aos pedidos dele, ele terminou o nosso relacionamento através de um email.Não se deu o trabalho nem de me ligar.No final eu perdi a amizade de mais de 20 anos, dairmã dele.Que torcia pra ficarmos juntos.Mas eu deixei claro para ela. " Minha amiga - Seu irmão é um manipulador".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ QUERO SER TAMBEM UM MANIPULADOR COMO É QUE EU POSSO APRENDER!TAMBEM QUERE SER LINDO TER TUDO NA HORA TUDO O QUISER E TUDO E MAIS TUDO E TUDO

      Excluir
  112. Já convivi com um ser exatamente assim....!!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM PARA FIM DE ASSUNTO ! NÃO EXISTEM MANIPULADORES E SIM ,pessoas inteligentes ! E PESSOAS SEM CONHECIMENTOS . TEMOS CULPA DE SABER-MOS LER E ESCREVER! SE VCS QUEREM SERAUGUMA COISA VÃO ESTUDAR E NÃO FICAR PERDENDO TEMPO EM BESTEIRA! ESTA BEM ASSIM, E DEPOIS NÃO FIQUEM POR AI CHORANDO FUANDO DISSE ISSO FULANDO ME FEZ ISSO EU Tô triste ! quer saber eu sou ´´O UM MANIPULADOR PRONTO E ACABOU E COITADO DE MEUS FANTOCHES ´´´POIS ESPERO QUE ELES REZEM QUANDO EU TIVER IRADO POIS A ESCULHANBAÇÃO VAI SER FEIA DIGNA DE UM OSCA!HAHAHAHAHAH PRONTO ACABEI FOI SÓ UM BEZABAFO! O QUE EU TAVA DIZENDO MESMO EM?! HÁ SIM NÃO EXISTE PESSOAS .......

      Excluir
  113. Infelizmente temos que partir do principio que um manipulador atrai outro.Como tudo na vida.
    A frustação vem da impotencia de um nao conseguir as vezes ganhar,acaba sendo uma guerra de quem vai manipular quem.
    Queriam ou não o mundo inteiro é constituido de manipuladores concientes ou não.
    Por isso que se Existe a programação neuro linguistica,para os que tem conciencia e QUEREM continuar vencendo.
    Existem os ignorantes e os expertos.Então olhe pra vc e escolha!!

    ResponderExcluir
  114. "Bom deixo um testemunho para acrescentar aos que aqui postaram"
    EU DESTRUÍ MINHA VIDA com meu marido que é um manipulador!
    Estou a exatamente a 9 meses na terapia e ñ consigo sair deste relacionamento!Mas confesso ...que estou bastante aliviada pq estou conduzindo bem a situação.DESCONFIEM! De pessoas que se fazem de vítimas,ñ se comprometem! A pessoa que é boa ela é boa sozinha!
    ACREDITEM EM SI MESMO...pra mim está resolvendo! Preferi aconselhar pela solução porque se eu for dizer detalhes da minha vida nestes ultimos 15 anos daria um livro! Único detalhe importante que cito é que eu cheguei a surtar por conta deste relacionamento,mas hj estou bem graças a Deus,a mim e minha maravilhosa terapeuta! Boa sorte pra quem cruzar com um destes!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  115. Hipoteticamente falando sou manipuladora , mais ainda sou nova , posso mudar com o Tempo , ou não nasci assim e por isso mereço viver sozinha ?

    ResponderExcluir
  116. voce não é um manipulador, e sim um infeliz por dentro e por fora e que quer somente aparecer é só observar e notor que não passa de um bobão.......

    ResponderExcluir
  117. eu nunca escultei e li tanta besteita em toda minha vida...........querem saber manipuladores não existem..........pois eu sei.....

    ResponderExcluir
  118. Fui casada por 7 anos com alguém assim e agora, depois de 9 anos esperando por um novo, verdadeiro e saudável amor, encontrei alguém ainda mais parecido com este perfil. Acho que quem precisa de tratamento sou eu, para parar de atrair este tipo de gente!

    ResponderExcluir
  119. Conheço alguém com todas estas características. Com sutileza, fazendo joguinhos de leva e traz, está por arruinar meu relacionamento, fazendo escolhas pelo próprio filho que por sua vez não percebe os jogos que a própria mãe faz.

    ResponderExcluir
  120. Nossa, eu sou tudo isso, mas não faço de proposito ;/

    ResponderExcluir
  121. olá Samanta obrigada pelo texto. Depois de um ano convivendo com uma pessoa super querida no trabalho, me ajudava, me dava vários presentes sem motivo, começou a fazer comentários sobre as situações e pessoas no trabalho. E eu como uma pessoa tranquila e por não gostar disso, não me envolvia muito, mas prestava atenção. Até que um dia fiz um comentário, e ela continuou botando lenha na fogueira. Quando vi já estava envolvida em fofocas todos os dias falando mal de chefe e colegas, até que estava tão farta daquilo que resolvi sair, pois de que adianta só reclamar do que não está bom e não fazer nada para mudar? Depois que saí é que percebi toda a situação. Mas ainda bem que percebi e saí do ninho de cobras. Que sensação ruim estar nesse meio, é tão bom viver em paz e de bem com todos!!! Não entendo pessoas assim... espero que um dia percebam suas atitudes e consigam evoluir, assim como eu também!

    ResponderExcluir
  122. Me apaixonei por uma pessoa, mas antes tinha um relacionamento onde dividíamos o mesmo teto mas não eramos mais nada somente amigos,essa pessoa parecia a mais perfeita que eu tinha conhecido, só estávamos "ficando", nada serio e ele pisou na bola comigo e foi a uma festa e me deixou esperando eu fiquei arrasada, chorei muito e briguei com ele ele disse que nunca havia marcado nada comigo.Fui a uma festa e danei com o gogo boys no meu ver estávamos largados era clube das mulheres ate as 24horas,e uma amiga dele tirou foto, naquela mesma noite voltamos.muito bem por sinal so que a "amiga" mandou a foto para ele, e brigamos largamos,voltamos ele pegou meu not para formatar e antes de formatar instalou um programa e nesse programa recuperava tudo mesmo que eu não gravasse nada e lá ele recuperou meus históricos de msn, onde eu conversava com os meus paqueras virtuais antes dele entrar na minha vida ou na semana que estávamos "largados" ele usa isso contra mim ele utiliza de forma tão dura diz que sou pior que uma puta mas tínhamos largado e fui viver a mina vida, ele usa tudo contra mim ele usa ate meu modo de falar nõ tem piedade e nem nada, sabe tem que ser tudo como ele quer ate no sexo eu sou bi um dia eu fui, e ele utiliza disso também estou mal e triste queria ser feliz com ele mas ele não assume e nem nada e não tem um ping de remorso ou coração.Ao ler esse artigo ele bateu em tudo com ele, então ele é manipulador minha mente está tão destruída que se algum homem olha pra mim eu acho que já estou fazendo algo errado,descobri muitas coisas sobre ele que ate na idade ele mentiu pra mim, so de pensar em sair se ele ou ir a um lugar que ele me proibiu me da desespero.Preciso me tornar um manipulador Ou largar esse manipulador bom achoque ja largamos.

    ResponderExcluir
  123. meu marido diz que não sei manipular ,embora seja isso que ele queira pra sua vida,por este motivo neste momento decidi procurar algo que pudesse me instruir neste sentido,só que me deparei com uma realidade inversa ,pois me vi em varias situações aqui citadas,sendo que ser uma manipuladora não está ao alcance de julgamento alheios e sim o fato de simplismente SER, pois então nunca me senti de forma alguma agredida com tal acusação ,sim pra mim o que realemte importa eh o que quero, e isso está acima de qualquer situação.Sei que sou muito invejada por essa conduta e isso me traz um certo desconforto ,por que tal pessoa mais cedo ou mais tarde ira sair da minha convivencia eh carta marcada ,dou corda e.... ela mesma se enforca !!! normal ,quem procura acha kaakakaka ,nisso não inclui religião,sim observei cada citação acima ,sou uma pessoa temente a Deus, creio nos principios divinos acima de tudo na minha vida,porém qualquer tipo de situação que venha tirar minha paz ,ou me afastar dos meus objetivos eh carta marcada com certeza,gosto de mim do jeito que sou.não preciso de ninguem alemm de estar comigo mesmo,isso eh um fato na minha vida.
    agora de boa ,ver meu lindo sofrer por mim eh demaisssssssssss,me da uma certa satisfação, algo que vai alem disso meche com meu instinto,eh ai simmmmmmm porque ele eh meu,não tenho medo de perder,sim não me vejo sem ele na minha vida,mas na falta com certeza ficaria rica,sim de tanto trabalhar kakakakakakak ,era o que eu fazia até encontra-lo.bom pessoal eh isso.agora uma coisa eh certa ,pensamento positivo sempre..

    ResponderExcluir
  124. eu num sei se sou eu o meu namorado
    mais agenti tenta se enterder mais confeso é dificio sim
    mais eu tento pk kerendo ou nao eu sou uma manipuladora e confeso so uma das piores ke conheso e que ja ouvi falar

    ResponderExcluir
  125. eu confeso so uma manipuladora muito boa
    e não tenho vergonha di ser asim
    quando eu discubri que tenho transtorno bipolar e sou uma pessoa sociopata, e manipuladora eu tenho é mais que curti a minha vida
    eu me amo

    ResponderExcluir
  126. Algumas dessas caracterirsticas se aplicam a mim,como posso saber se sou manipuladora.Por exemplo não gosto de causar sofrimento nos outros,odeio sofrer e fazer com que outros sofram.Mas às vezes quero ser o centro das atençoes,me sentir amada,querida e compreendida.Posso me julgar uma pessoa manipuladora?

    ResponderExcluir
  127. dizem que o manipulador é incapaz de amar,eu quero mudar muito tudo isso eu quero amar e ser amado doi ser isso que dizem, e outra quero ser feliz,com faço pra mudar urgente pois sofro muito e ja perdi muita gente que amei,você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  128. dizem que o manipulador é incapaz de amar,eu quero mudar muito tudo isso eu quero amar e ser amado doi ser isso que dizem, e outra quero ser feliz,com faço pra mudar urgente pois sofro muito e ja perdi muita gente que amei,você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  129. Eu sou um manipulador na maior parte do tempo eu nao "controlo" mas enquanto eu controlo tenho uma sensaçao imensa de "gozar" do que estou fazendo... "porque nao?"

    ResponderExcluir
  130. Afinal a única maneira, então, de não sofrer com uma pessoa manipuladora é se afastando dela??

    ResponderExcluir
  131. Afinal, a única maneira de não sofrer com o manipulador é se afastando dele??

    ResponderExcluir
  132. Esse post veio confirmar as minha suspeitas. O comportamento do meu namorado mudou nos últimos meses. Quando não estamos juntos meu namorado é manipulador e faz de tudo para conseguir que eu faça as vontades dele, senão me xinga até me botar pra baixo ou me ver chorando. Deixa de falar comigo por coisas bobas, e não quer nem saber. Já chegou a terminar comigo e depois me pediu para voltar, mas nunca me pediu perdão. O que mais me machucou é que teve um dia que eu estava doente e ele queria sexo e tudo o que eu queria era conseguir dormir. Ele brigou comigo e foi embora. Quando estamos juntos ele é um amor e super carinhoso. Já conversamos muitas vezes mas ele sempre faz o mesmo. Eu tive uma infãncia complicada e sabendo disso, eu esperava mais compreensão da parte dele.

    Eu não queria terminar o namoro sem tentar mais uma vez fazer ele mudar de atitude comigo, até porque o amo muito. Então eu conversei com ele. Falei para ele como ele me fazia sentir. Ele ficou jogando culpas em cima de mim, que eu é que estou sempre mal e trato ele mal, por isso que ele age assim. Obviamente que eu brigo com ele. Não posso ser um doce quando sou tratada assim. Concordamos em tentar melhorar, embora ele sempre fale que já faz o máximo que pode.

    O que é que eu faço nessa situação?

    ResponderExcluir
  133. Recebi muitas acusções de manipuladora, louca., mas descobri que vivo numa família que pratica a manipulação para alcançar poder e domínio sobre os outros. Não confio em ninguém mais. Tenho algumas certezas e princípios dentro de mim, mas todos eles são vistos como mentira, tratados como mentira. E assim mesmo vejo minha mãe e irmã, que têm uma sintonia muito boa. Acabo sempre alijada da família. É como se a sinceridade tivesse sido pulverizada dos relacionamentos. É tremendamente desgastante. O que poderia ser bom e amigável, tornou-se um inferno. É interessante quando se transforma o mal em bem e o bem em mal. Não se consegue fazer nada para desfazer.

    ResponderExcluir
  134. Continuando, depois de um escarcéu horrível, onde eu fiquei com fama de escandalosa e minha irmã tomou como uma briguinha entre irmãs, cortei o relacionamento com ela. (ela não tem filhos e eu já tenho neto, creio que este é um dos motivos até de minha mãe superprotegê-la) Agora pretendo resgatar o afeto dos meus filhos que está em cacos. É como se todos os meus afetos tivessem sido diluídos. Não durmo mais direito e só penso em como reverter a situação. Será que um terapeuta intervindo, eu não conseguiria um avanço?

    ResponderExcluir
  135. A manipulação é a melhor arma para alguém que quer conseguir tudo sem esforço e trabalho, falo por experiência própria...
    Essa técnica é uma espécie de "suborno", rsrsrs, só que sem envolver troca de algo. O manipulador consegue fazer com que confiem nele, e geralmente ele usa do sofrimento pessoal para comover e ganhar a confiança, e quando é lhe é mais conveniente, ele dá a punhalada traseira, acima de qualquer suspeita. É isso!

    ResponderExcluir
  136. PARA OS MANIPULADORES CONSCIENTES E DOENTES..QUE SE ALIMENTAM DO SOFRIMENTO DOS OUTROS, O INFERNO ESTÁ LÁ..BEM QUENTINHO E COM UM MESTRE QUE SABE MUITO RETRIBUIR AOS SEU SEGUIDORES... DÁ A ELE EM DOBRO TUDO QUE ELE CULTIVOU NA TERRA...OU MELHOR, TALVEZ NEM PRECISE MORRER P/SABER O QUANTO É BOM PROVAR DO PROPRIO VENENO..AH! ESQUECI..MUITOS MANIPULADORES CONSCIENTES OU NÃO..PODEM NÃO TER SENTIMENTOS..

    ResponderExcluir
  137. É só ser livre. Ser livre é não ser escravo da coação!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  138. Muito bom o topico, nao e dificil ver uma pessoa dessa hoje em dia. Como to pesquisando sobre defeitos do signos bateu uma curiosidade de saber mais, e aqui vc deu otimos exemplos de como uma pessoa manipulavel e, vendo A Fazenda 6 que ta passando e a cara da ANDRESSA.

    ResponderExcluir
  139. Eu já havia percebido há alguns anos, todas essas características
    numa pessoa muito próxima... E como é difícil se desvencilhar
    de pessoas assim... Elas podem ATÉ, não influenciar tanto quanto você
    percebe quais são as razões para repreensões, "altruísmo", enfim...
    Mas mesmo assim elas cercam de um maneira...que é parece quase impossível de se distanciar... A pessoa em questão FERROU bonito com a minha vida... Pior que, não consigo fazer com que ela desencane da minha vida... Porque eu não dou mais tanta abertura... Mas as pessoas do meu círculo que a conhecem ajudam a trazê-la de volta... É um inferno!!!! Realmente quando eu finalmente conseguir sair dessa, e espero que seja LOGO não vou mais querer nem ver de longe na rua... Sério, me dá desespero!

    ResponderExcluir
  140. O melhor a fazer com manipuladores é cagar para eles, por um motivo bem simples: "lidar" com eles custa demasiada energia, que deveria ser usada em nosso interesse. Eu venho de uma família monoparental, a minha mãe criou-me a mim e a minha irmã sozinha, mas eu sofri imensa ageressão e chantagem por ser a figura masculina. Sofri muito, a minha auto estima ficou na merda e isso prejudicou imenso a minha vida afectiva e profissional, tudo isto porque sempre me senti na obrigação de conservar o laço familiar. Identificava-me com o suposto agressor masculino, inicialmente ficava triste e não compreendia porque a minha mãe agia daquela forma, mas com o avançar da idade fui ficando agressivo, e a minha mãe parecia adorar essa agressividade porque lhe dava uma oportunidade para vestir o papel de vítima. Isso durou imenso tempo, até que após a enésima briga eu decidi cortar o vínculo. Decidi que seria preferível passar dificuldades a ter constantemente a dignidade ferida. Quando cortei o vínculo, ainda pensei que a minha mãe não passava de uma pobre diaba mas a verdade é que me senti tão aliviado por não estar sobre aquele ambiente de manipulação que praticamente não lhe falo, não porque tenha ressentimentos, mas simplesmente porque não quero, e não querendo não vou ser hipocrita. Neste momento a pessoa em questão respeita-me pois sabe que não preciso dela, e procura sempre jogar o seu jogo merdoso, mas com muito cuidado, e mesmo assim não consegue. O manipulador acaba sempre na merda, que é onde pertence

    ResponderExcluir