terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aprenda a viver para saber morrer


Sim, a vida vai além de ser o oposto da morte; vida é o início da morte, seu caminho e seu motivo. Todos nascem para morrer, é fato! O problema é que muitos durante esse percurso não sabem o que fazer com suas vidas, ou melhor, não sabem sua importância.
O interessante é que, mesmo sabendo que vamos morrer, ainda tememos, relutamos, negamos, choramos, fugimos da morte! Pode parecer estranho ao afirmar, mas sim, nascemos para morrer! O importante de tudo então, não é temê-la, e sim, saber viver até sua chegada.
Pensando por uma lógica universal, a vida é curta, demasiado curta. Curta o suficiente para não a desperdiçarmos.
A vida quando é vivida pelo simples escopo “existencial de existir”, a torna um caminho reto, sem conquistas, sem emoções, sem atitudes, um marasmo. Dai o termo, estar morto em vida! Um mar só é de rosas quando para alcança-lo tiveste que caminhar por muitos espinhos.
A vida é para ser vivida enquanto não for “morrida”. Viver é ter a noção de que tudo (ou quase tudo) é efêmero, refutável, vulnerável, sensível, “acabável”.
Viver, não é necessariamente seguir religiões que te ditam o que tem que fazer ou não. Mas caso obedecer a certas regras te faz bem, quão maravilhoso é! No entanto, Para viver bem, basta tentares passar a maior parte do tempo em paz contigo mesmo, sem prejudicar, sem humilhar, sem aproveitar-se de outros. Se puder ajudar, melhor ainda, o importante é não atrapalhar!
Viver também é errar. O importante é aprender com o erro, por isso, continue errando! É ele que nos propicia sabedoria. E ser sábio, não é não errar. É saber identificar o erro e ter a consciência que esse erro faz parte do teu amadurecimento. Sendo assim, erre, mas reconheça seu erro!
Viver também é sofrer, seja por motivos insignificantes ou de grandes proporções. O sofrimento nos eleva a um nível que, em situações comuns jamais atingiríamos.
Viver também é amar. Eu disse “amar”, não ser “feliz”, são coisas estruturalmente diferentes. Amar nem sempre significa felicidade, e sim entrega, resiliência, crescimento interior, doação. Obviamente que amar a quem te ama é maravilhoso, embora infelizmente a maioria das pessoas morrem sem ter tido essa experiência magnifica.
Quando as pessoas aprendem que amar, na maioria das vezes é não receber nada em troca, elas teriam menos desilusões, vivendo mais e melhor. Amar por egoísmo, por conquista ou por obstinação na maioria das vezes causa dor, muita dor. Ame pelo simples fato de amar... sem motivo e sem objetivo. Amor é o motor da vida; viver com amor, com certeza te trará uma morte em paz.
Viver também é fazer o que se tem vontade, sem aniquilar a vontade alheia. Se queres comer coma, se queres beber beba, se queres dançar dance, se queres chorar chore! Faça o que tu queres, medindo e assumindo as consequências do seu prazer. Viver é aproveitar a vida sem destruir outras.
Viver é evoluir, não a perfeição, mas a um estágio superior aquele que te encontravas antes.
Viver é saber que dinheiro só vale a pena quando você pode usufruir dele sem que ele te escravize. Não trabalhe para os seus filhos nem para seus netos. Para os seus filhos deixe uma boa educação e um teto para morar, o resto, é com eles, afinal, eles também tem uma vida que deve ser vivida...nunca tente viver pelos seus filhos!
Não morra sem saber que o dinheiro compra alegrias, mas não compra felicidade! Sim, ele compra muitas alegrias...compra uma boa noite de diversão, uma boa garrafa de Whisky 18 anos, uma boa noite de sexo, uma boa comida. Mas saibas, o dinheiro não compra o amor de uma pessoa que te abraça todos os dias quando chegas em casa, que beba as tuas lágrimas, que enxugue as tuas feridas, que estará ao teu lado até a tua morte. E saibas, que dinheiro nenhum no mundo compra um sentimento verdadeiro.
Viver é acreditar que nossa existência tem um propósito, qual seja, simplesmente “aprender a viver”.
A morte chega quando tu cumpres a tua missão. É, pode parecer estranho, mas, a morte chega quando aprendes a viver. Mais um motivo pra saberes que, aqui na terra, nesta dimensão corpórea, não há lugar para perfeição, apenas para aprendizados, por isso, quando cair, levanta-te; quando errar, aprenda!
Sei que aprender é a missão para todos, mas não necessariamente todos devem aprender a mesma coisa. Uns tem a missão de aprender a amar, outros tem a missão de aprender a sofrer, outros a superar os medos, outros a missão de aprender a perdoar, e há...como é difícil perdoar!
Se aceitasses que aquele teu empregado é muito mais realizado e feliz que você, mesmo não tendo um carro de luxo igual ao teu, nem comendo os queijos importados que tu comes, talvez não fosses tão ambicioso!
Viver, é chorar quando a maioria das pessoas está rindo, é estar acordado quando a maioria dorme, é amar quando a maioria odeia!
Viver é não desistir daquela pessoa que te traz felicidade. Pois lembre-se, alegrias o dinheiro compra, mas felicidade, só o amor pode te fornecer, ou melhor, ofertar. Se alguém te ama, receba isso como um presente divino!
O sentido da vida é saber que nascemos para morrer e que, devemos buscar viver com sentimentos que nos tornem “verdadeiramente humanos” e não simples animais no cio, prontos para acasalar e a devorar qualquer coisa suculenta que passe em nossa frente.
Viver é assim saber que, as coisas mais linda são as coisas mais simples! Uma casinha branca e limpa, uma horta no quintal, um jardim florido, a risada de um filho e um abraço de quem se ama. Se você já tem isso, parabéns, podes ter a certeza que morrerás em paz, com o coração quente e a alma leve.
Viver, não é ter medo do que é simples, não é ter medo de sofrer, de amar, de viver. Não tenha medo de ter medos! Viver, nada mais é do que enfrentar os medos e buscar eternamente aquilo que te faz feliz, só assim estarás preparado para o grande objetivo da vida, a morte do corpo e a evolução do espírito!
Por mim,Samanta Lemos.